Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Baja Gralha Azul [em foco]

Baja Gralha Azul [em foco]

Muito mais do que um projeto, uma equipe que faz a diferença com carros off-road em competições nacionais
publicado: 25/05/2020 09h20 última modificação: 07/11/2022 11h25

O projeto tem mais de 20 anos, mas a equipe, como conhecemos hoje, não tem tudo isso. Foram algumas mudanças ao longo do tempo e para contar a história da equipe Baja Gralha Azul, convidamos o atual capitão, João Pedro Los, para uma conversa conosco.

João Pedro é acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, está no Baja há pouco mais de um ano e meio e tem se apaixonado cada dia mais pelo projeto. Sabendo disso, propomos um momento dinâmico de pequenas perguntas e respostas, para sabermos mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por essa equipe.

UTemFoco - Para iniciarmos, conta pra gente como o projeto surgiu:

João Pedro -  O projeto tem o seu primeiro histórico registrado em 1998 (até foi antes de eu nascer - risos) e foi construído pelos estudantes do eletrotécnico. O projeto não andou muito, foi apenas até 2003. Já em 2010, estudantes de Engenharia Mecânica, com alguns alunos de Ensino Médio e Técnico também, decidiram remontar essa estrutura e começaram, de fato, o projeto Baja que conhecemos hoje. Eram por volta de nove membros, mas a equipe já chegou a ter apenas três e atualmente conta com 30 pessoas. O Baja já teve alunos de diversos cursos, mas hoje são estudantes de Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e temos também um professor orientador, que é o professor Roger Verastegui.

UTemFoco - Para quem é leigo, conseguiria explicar de modo fácil o que o Baja faz:

João Pedro - O objetivo do projeto é construir do zero um veículo off-road, um veículo fora de estrada, aqueles que participam de rally. Somos nós estudantes que projetamos, então temos que saber o que fazer, como fazer e também fazer. Montamos esse protótipo do zero e o nosso foco é competição. Participamos de três competições anualmente, duas organizadas pela SAE e uma pela UTFPR. Atualmente estamos com seis câmpus que possuem projetos Baja, isso fez unir as equipes, pois chegamos na competição nacional, onde se reúnem 80 a 90 equipes, sendo que cinco ou seis são da UTFPR. Quando uma precisa, a outra está ali perto, há muita troca de experiências.

UTemFoco - Como a equipe se organiza:

João Pedro - Nós tentamos deixar o mais parecido possível com uma empresa, para ser mais organizado. Antigamente a equipe não era dividida em áreas, então eram nove pessoas e todo mundo fazia tudo, com isso se perdia muita eficiência. No final de 2016 foram separadas as áreas, e no início de 2019 foram criadas ainda mais áreas. Atualmente o Baja tem nove áreas, sendo elas: administrativo, financeiro, marketing, chassi, eletrônica, freios, materiais compósitos, suspensão e direção, e powertrain.

UTemFoco - Com as competições e manutenção do veículo, como a equipe se organiza financeiramente:

João Pedro - Dependemos bastante dos nossos patrocinadores, temos alguns que dão descontos em peças e ferramentas, outros que oferecem seus serviços, mas nossa principal fonte de renda, fora os auxílios que a UTFPR nos dá, são eventos que nós mesmos alunos fazíamos [antes da quarentena]. Agora para apoiar o Baja é possível se tornar um patrocinador, ou simplesmente fazer uma doação.

UTemFoco - E os trabalhos durante a quarentena, como ficaram:

João Pedro - Cada carro que você constrói pode participar de competições por apenas dois anos, então a cada dois anos é feito um novo protótipo. Nós vamos construir um novo veículo do zero e agora cada área está estudando e projetando a sua parte. No nosso instagram há um destaque de stories chamado “ quarentena”, lá mostramos todas as atividades que vêm sendo desenvolvidas durante este momento de pandemia; cada um no seu lugar, de forma on-line, fazendo as atividades.

UTemFoco - Destaques da Baja Gralha Azul:

João Pedro - O Baja é um projeto que faz com que os alunos consigam aplicar tudo aquilo que aprendem na sala de aula também na prática. E não é somente isso, é um projeto que você aprende muito com as outras áreas, então você aprende muito além da faculdade, além da sala de aula. É um projeto que nos desenvolve pessoal, acadêmica e profissionalmente. Ele nos prepara para o mercado de trabalho, nos dando um outro olhar da engenharia e da sua aplicação.