Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Bateria Carniceiros

Bateria Carniceiros

Neste pré-carnaval, conheça o ritmo que traz muito orgulho para a UTFPR-PG
publicado: 20/02/2020 18h11 última modificação: 07/11/2022 11h25

A quarta melhor bateria universitária do Brasil faz parte da Atlética XV de Outubro, da UTFPR Ponta Grossa. A Bateria Carniceiros foi fundada em 28 de junho de 2013 e é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de engenharias do câmpus. Com ensaios diários, muita técnica e criatividade, a história desta equipe (quase família) possui um tom de entusiasmo e alegria.

Saindo da rotina acadêmica comum, a Carniceiros atua basicamente em três segmentos: desafios, shows e torcida. Ou seja, além de participar de competições, disputando com outras baterias, seu samba ainda promove entretenimento e apoia os demais universitários em suas competições esportivas. Estas ações fomentam a integração entre os estudantes, incentivam o fair play entre todos e mantém as disputas em uma batida de diversão e festa.

O atual objetivo da bateria é chegar ao pódio brasileiro, como conta a estudante Raphaela Pacheco, presidente na gestão 2019-2020 e membro da bateria desde 2016. “Participamos do nosso primeiro evento em 2013, o Joia PG, e ficamos em 3º lugar entre três baterias concorrentes. Agora, em apenas sete anos, já podemos nos considerar referência, pois temos grandes conquistas enquanto equipe, participamos do Interbatuc - competição nacional - e ficamos a uma posição do pódio”, conta Raphaela, estudante do quarto ano de Engenharia Química, que está esperançosa quanto a uma melhor colocação no Interbatuc 2020.

Durante os encontros diários para ensaio, no pátio da universidade, há um gingado todo diferente, com criatividade, trabalho em grupo, técnica musical e até muitas aulas para aperfeiçoar a didática e ensinar novos membros da equipe, pois os 60 ritmistas são divididos entre bateria principal e bateria júnior, esta última destinada aos iniciantes, que aprendem com os próprios colegas.

No ano de 2019 a Carniceiros sagrou-se bicampeã paranaense (após alguns imprevistos: veja aqui). Mas o batuque não para por aí, a Bateria Carniceiros é uma entidade sem fins lucrativos que, junto à Atlética, além de suas atividades musicais ainda promove ações sociais, atividades esportivas, projetos culturais e eventos. “A bateria te ensina muito mais do que a música, é a união, a garra, passar por momentos de dificuldade e pelas conquistas sempre juntos, são altos e baixos ao lado de uma grande família, com a qual você pode contar a todo momento”, descreve a presidente da bateria, que diz ter entrado na equipe sem expectativas e acabou por ganhar muitos irmãos.

A Carniceiros faz parte da diretoria da Liga de Baterias de Ponta Grossa - LBPG, desde a sua fundação, em 2013. Esta liga promove anualmente os Jogos Inter Atléticas - Ponta Grossa (JOIA PG) e uma festa tradicional na cidade, a Batucada, com as baterias universitárias. A equipe da UTFPR pontagrossense ainda faz parte da diretoria da Liga Nacional das Baterias Universitárias - LNBU e já participou da diretoria da Engenharíadas Paranaense.

Foram várias fases que esta equipe já vivenciou, desde o seu primeiro presidente, Diego Solak; algumas com poucas conquistas, outras com um crescimento muito grande. Os estudantes que iniciaram a ideia de uma bateria - antes chamadas de Urubuteria - possuíam poucos instrumentos, não tinham ensaios fixos, apenas muita vontade.

Hoje a bateria possui um estatuto, normas e um cronograma. Com sete cargos de diretoria (presidência, vice-presidência, financeiro, relações externas, marketing, artes e mestre), a gestão é responsável pelos encaminhamentos anteriores aos grandes espetáculos que acontecem no palco. Apesar de muito trabalho, Raphaela diz ser recompensador poder realizar os sonhos daqueles que idealizaram essa bateria, estar a frente da Carniceiros “é uma honra, é incrível e um amor indescritível”, finaliza.

Confira os prêmios já conquistados pela Bateria Carniceiros:

• Joia PG 2013 – terceiro lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2014 – oitavo lugar;
  • Joia PG 2014 – primeiro lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2015 – segundo lugar;
  • Interbatuc 2015 – décimo lugar;
  • Joia PG 2015 – segundo lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2016 – quarto lugar;
  • Interbatuc 2016 – oitavo lugar;
  • Curitibatuque 2016 – primeiro lugar;
  • Joia PG 2016 – segundo lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2017 - segundo lugar;
  • Interbatuc 2017 - quinto lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2018 - primeiro lugar
  • Interbatuc 2018 - sexto lugar;
  • Engenharíadas Paranaense 2019 - primeiro lugar
  • Joia PG 2019 - segundo lugar
  • Interbatuc 2019 - quarto lugar

Além da Bateria Carniceiros, também está ligada à Associação Atlética dos Acadêmicos de Engenharia XV de Outubro a equipe Asas Negras Cheerleading. Mas essa história deixaremos para depois, pois o carnaval já está logo aí. Muito samba e alegria a todos!

Para agitar seus dias de carnaval, veja os links oficiais da bateria:

Facebook: @BateriaCarniceiros
Instagram: @bateria_carniceiros