Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Cartas de Gervásio

Cartas de Gervásio

Estudantes participaram voluntariamente de projeto que trata da autorregulação da aprendizagem e receberam certificação
publicado: 30/05/2023 09h35 última modificação: 30/05/2023 09h35

Na última quinta-feira (25) maio, ocorreu a conclusão do projeto "Autorregulação da aprendizagem - Cartas de Gervásio ao seu umbigo" com participação dos calouros do primeiro semestre de 2023. Os acadêmicos participaram voluntariamente do projeto e receberam certificação. No último encontro três estudantes veteranos contando um pouco sobre sua trajetória no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os organizadores contam que no início do projeto foi realizado um encontro em todas as salas de aula de estudantes calouros, com o objetivo de divulgar e apresentar o projeto e o "Gervásio" aos acadêmicos. Ao longo processo foram realizados outros cinco encontros, sempre às quintas-feiras das 12:40 às 13:40.

Maria Marilei Soistak Christo, Pedagoga do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), destaca que foram momentos de troca de experiências e muita aprendizagem. “Nos encontros foram trabalhados temas visando especialmente a autorregulação da aprendizagem, como Gestão do Tempo e memória, Procrastinação e ansiedade antes das provas, Estratégias de aprendizagem e preparação para avaliações e o processo autorregulatório”, complementa.

O projeto, realizado pela equipe de Pedagogas e Psicóloga do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE/PG), se fundamenta na teoria cognitivista que entende a aprendizagem como um processo que envolve a relação do sujeito com a promoção de sua própria aprendizagem. Nesta relação o estudante calouro é um ser ativo e responsável por mudanças em sua organização cognitiva. O livro "Cartas de Gervásio ao seu umbigo" embasa os encontros semanais com os estudantes calouros, auxiliando nas reflexões que visam a autorregulação da aprendizagem.