Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Ciclo de palestras

Ciclo de palestras

Ação buscou debater temáticas que contemplam as mulheres presentes em espaços como a ciência, música e audiovisual.
publicado: 31/03/2023 14h44 última modificação: 31/03/2023 14h45

O Ciclo de Palestras Mulheres em pauta: Recortes de Gênero na Ciência, Tecnologia e Sociedade buscou abordar temáticas atuais durante as comemorações do mês da mulher. A ação movimentou o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com atividades entre os dias 27 a 30 de março.

A abertura do ciclo de palestras contou com a realização do Cinedebate: Mecury 13 e as Mulheres na Ciência, conduzido pela Doutora e Pedagoga Mariana Kubiluius Monteiro. A Professora Doutora Elaine Ferreira Machado enriqueceu o debate com a palestra “Maria Sybilla: Uma naturalista do séc. XVII e a expedição Suriname”. O ciclo contou ainda com as presenças de MUN (Mais uma mulher), cantora compositora e produtora cultural e Larissa Brandão, Diretora de audiovisual, artista plástica, contorcionista e palhaça, que trataram da temática “Recortes de gênero na música e no audiovisual”.

O evento foi promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com o NUAPE e apoio da Comissão de Relações de Gênero da UTFPR. Segundo os organizadores, o ciclo de palestra buscou debater temáticas que contemplam as mulheres presentes em espaços como a ciência, música e audiovisual.

O encerramento das atividades contou com a realização de um evento formativo, promovido pelo Núcleo Maria da Penha da UEPG, sobre o enfrentamento da violência doméstica na universidade.