Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Ciência e Arte

Ciência e Arte

Doutoranda do câmpus Ponta Grossa presta consultoria em espetáculo da Companhia Delas de Teatro
publicado: 12/02/2020 15h36 última modificação: 07/11/2022 11h25

Direto da universidade para os palcos de teatro paulistas. Aqueles que pensam que artigo científico fica apenas no meio acadêmico, estão muito enganados. Prova disso é a peça “Maria e os Insetos”, estreada dia 1 de fevereiro, que teve como parte de sua preparação teórica o artigo publicado pelo Grupo de Pesquisa em Ciência e Arte, da UTFPR Ponta Grossa, e a consultoria de ensino da doutoranda Elaine Ferreira Machado.

A estudante do doutorado e o professor Awdry Feisser Miquelin estiveram presentes na estreia teatral da peça orientada pelo artigo escrito por ambos e intitulado “Maria Sibylla Merian: uma mulher transformando ciência em arte”. A peça faz parte de uma trilogia na qual são contadas histórias de vida de mulheres que mudaram a ciência mundial; como esta artista-cientista do século XVII que observou, descreveu e pintou seres vivos e seus ciclos reprodutivos, especialmente o processo de metamorfose das borboletas, fato que revolucionou a compreensão sobre estes insetos.

O reconhecimento do importante trabalho realizado por Maria Sibylla Merian é objetivo tanto da pós-graduação da UTFPR, quanto da Companhia de Teatro Delas. Apenas o conhecimento gerado pelos dois é disseminado à comunidade através de diferentes linguagens: o artigo científico foi publicado em 2018 na “Revista da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces”, da PUC-SP, e a peça teatral está em cartaz. até o final de março. no SESC Conceição (SP).

Norteador do roteiro da obra artística, o artigo científico sobre Maria Sibylla Merian foi construído por integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGCET, da UTFPR Ponta Grossa, que está com edital publicado para seleção de alunos externos, até dia 23 de fevereiro de 2020.