Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Ciência em foco

Ciência em foco

Em sua 2º Edição o Orion Days se consolida no cenário regional garantindo espaço no calendário oficial de eventos do município, com parcerias e nomes expoentes na área.
publicado: 16/05/2023 16h34 última modificação: 16/05/2023 16h34
Orion Days atua na divulgação científica aproximando crianças e adolescente da ciência e das tecnologias.

O Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) sediou, entre os dias 11 e 13 de maio a 1ª Feira Aeroespacial dos Campos Gerais. O Orion Days, organizado pelo Orion Aerospace Design, Projeto de Extensão do Campus Ponta Grossa da UTFPR, surgiu com o objetivo de incentivar o conhecimento relacionado ao setor aeroespacial e vem se consolidando no cenário regional. Em 2023, em sua segunda edição o evento já ganhou espaço no Calendário de Aniversário de 200 anos de Ponta Grossa e contou com nomes expoentes como o de Sergio Sacani.

Segundo os organizadores o objetivo do é evento divulgar esse ramo científico para toda a comunidade, levando crianças e adolescente a conhecerem e gostarem de ciências e tecnologias, além de trazer mais da cultura aeroespacial para a cidade de Ponta Grossa e para toda a Região dos Campos Gerais, gerando proximidade entre a Universidade e a comunidade em geral. Nesse ano participaram do evento diversas instituição de ensino da cidade e municípios vizinhos, além de estudantes de outros campi da UTFPR, como um grupo de Cornélio Procópio, que veio representando a Equipe Rocket, empresa aeroespacial, que realizou uma exposição durante a feira.

Os estudantes que integram a Equipe Rocket destacaram a receptividade e a organização do Orion Days. “Em especial gostaríamos de parabenizar as palestras ministradas que trouxeram nomes de grande influência como Sérgio Sacani que nos inspiraram de forma grandiosa. Ao Campus Ponta Grossa deixamos nossos agradecimentos e a todos que vieram a contribuir direta e indiretamente para a 1ª Feira Aeroespacial dos Campos Gerais que impactou milhares de estudantes e estimulou o aprendizado e conhecimento de forma encantadora”, salientam.

A Acadêmica do Curso de Licenciatura Em Ciências Biológicas Fabiele do Rocio Lacerda, que atua na organização do evento conta que o início das atividades é um misto de apreensão, dedicação e muita preparação, mas que é muito satisfatório ver o resultado positivo do trabalho realizado. Um dos pontos destacados pela estudante é a conquista de um público cada vez mais diversificado, que inclui desde crianças até os adultos, conseguindo também alcançar os alunos da própria instituição. A acadêmica destaca que um dos melhores sentimentos é o de gratidão que as pessoas demonstram pela realização do evento e por toda a movimentação em torno do debate científico proporcionado pelo Orion Days.

Em sua 2º Edição, o Orion Days, contou com o apoio do município de Ponta Grossa, através do Conselho Municipal de Turismo (CONTURPG). O evento também contou com importantes parcerias, entre elas destacamos a participação do 3º Regimento de Carros de Combate e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que participaram ativamente durante as atividades.

Depoimento

Amanda Carolina Aparecida de Jesus, aluna do Curso de Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEP), conta como o Orion Days impactou sua vida. Ela diz que seu irmão já é aluno da instituição no Curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas e que esse foi seu primeiro contato com o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e desde então ela almeja uma vaga na universidade, para continuar seus estudos.

Amanda relata que a equipe da Orion Aerospace Design realizou uma palestra durante a Semana Técnica do CEEP. “A Orion foi até lá, conversou com a gente, fez uma apresentação incrível sobre a evolução dos foguetes, mostrou toda ciência que tem por traz (...). E os alunos que foram até a escola foram muito atenciosos, trataram a gente super bem, foi uma palestra muito incrível, tiraram muitas dúvidas da gente e depois disso eu comecei a me interessar muito mais pelo assunto”, descreve a estudante.

Encantada com as perspectivas apresentadas pelo Orion, Amanda diz que começou a seguir a equipe nas redes sociais e que participou das duas edições do Orion Days e de uma visita técnica à instituição e que essa interação despertou nela o desejo estudar na UTPFR. “Eu estou muito ansiosa pela segunda edição do vestibular. Porque eu vou fazer o ENEN e tentar o vestibular e já estou estudando para isso”. A estudante pretende ingressar na universidade para cursar Engenharia Mecânica, porque segundo ela sempre teve interesse nessa área, inspirada pela atividade profissional realizada por seu pai.