Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > COINTER UTFPR

COINTER UTFPR

Durante evento será definida a próxima gestão do DCE Estadual e os representantes para as cadeiras dos órgãos deliberativos e colegiados da instituição.
publicado: 09/11/2022 12h16 última modificação: 09/11/2022 12h16

O VII Congresso Interno dos Estudantes (COINTER) da UTFPR acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2022, no campus Curitiba da UTFPR, coordenado e sob a responsabilidade do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Estadual, com o apoio da UTFPR. A expectativa é que o evento deve reunir 261 estudantes dos 13 campi da UTFPR. A delegação que irá representar Ponta Grossa será composta de 16 integrantes do DCE do campus. Durante o evento será escolhida a próxima gestão do DCE Estadual e representantes para as cadeiras dos órgãos deliberativos e colegiados da instituição.

Para o presidente do DCE da UTFPR Campus Ponta Grossa, Merinson Franklin dos Santos Filho, acadêmico do Curso de Engenharia Química esse é um momento importante de troca de experiências e debate sobre o futuro da representação estudantil. Ele define o COINTER como um espaço de intercâmbio, destacando que através da integração dos estudantes são identificados os problemas e as características de cada campus, troca que possibilita o surgimento de soluções para os obstáculos do cotidiano. “Um campus pode estar vivenciando uma situação que já ocorreu em outro, o contato entre os estudantes permite conhecer o que já foi feito, apontando para ações mais assertivas”, exemplifica.
O Diretor-Geral da UTFPR Campus Ponta Grossa, Abel Dionízio Azeredo, destaca a relevância do COINTER ao promover a organização estudantil, que é de suma importância para a vivência de um ambiente universitário democrático. “A participação dos estudantes constitui uma etapa importante na formação para a cidadania, tarefa que a Universidade deve disponibilizar ao lado da formação técnica e científica visando uma formação integral”, completa.
O COINTER está alinhado aos princípios, objetivos e eixos estabelecidos na Política de Assuntos Estudantis da UTFPR. Durante o evento, além as eleições para diretório estadual, órgãos deliberativos e colegiados, também serão aprovadas as cartas com contribuições e posições sobre temas relacionados à permanência dos estudantes, subsidiando as ações institucionais de atendimento das demandas e contribuindo com o fortalecimento do vínculo estudantil à UTFPR.
Apoio ao evento
As direções-gerais dos campi estão contribuindo com a ajuda de custo para que as delegações possam viajar para participar do evento. De acordo com o Diretor-Geral, o Campus Ponta Grossa buscou o apoio financeiro necessário para a participação dos estudantes, o qual conseguiu intermediando junto à ASSAE e à Reitoria para o custeio do transporte.
A Reitoria está apoiando o evento com a destinação de orçamento no valor de R$ 80 mil da Assistência Estudantil, a fim de possibilitar aos participantes realizarem as refeições nos três dias do COINTER, bem como com o custeio parcial das viagens dos estudantes e representantes.
A gestão do campus Curitiba está apoiando o evento com a cessão dos espaços físicos para a realização do evento, e também para os estudantes se hospedarem, além de realizar o processo de contratação da empresa que opera no RU para oferecer alimentação aos participantes.