Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Colóquio na Bolívia

Colóquio na Bolívia

Professora participa de conferência sobre o ensino de matemática na universidade
publicado: 09/03/2020 16h13 última modificação: 07/11/2022 11h25

O Colóquio “Sobre la Enseñanza de las Matemáticas en la Universidad” ocorreu entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2020, na cidade de La Paz - Bolívia. Como representante da UTFPR Ponta Grossa, a professora Sani de Carvalho Rutz da Silva, do Departamento Acadêmico de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) foi convidada a ofertar uma conferência sobre o panorama atual do ensino de matemática.

O principal objetivo do Colóquio promovido pela Universidad Mayor de San Andrés (UMSA), de acordo com a professora Sani, foi conhecer a experiência dos cursos de matemática em instituições universitárias, enfatizando como o ensino está sendo abordado em resposta às necessidades emergentes de uma sociedade globalizada e à atitude em relação às TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação.  Refletiu-se sobre o conteúdo e o processo de transição do ensino médio para a universidade em relação à matemática. Por fim, buscou-se promover a interação de professores de matemática de diferentes faculdades da UMSA e de outras universidades.

O programa do Colóquio contou com as seguintes conferências:

• Las matemáticas en la escuela de ingeniería del Instituto Nacional de Ciencias Aplicadas de Lyon
    • Guy Athanaze Ph.D.
    • INSA-Francia
  • Consideraciones para la mejora de la educación matemática en la UNAM
    • Manuel Falconi Ph.D.
    • UNAM-México
  • Reflexiones sobre los contenidos de matemática en secundaria
    • Jimmy Santamaria Torrez Ph.D.
    • UMSA-Bolivia
  • Panorama actual de la educación matemática
    • Sani de Carvalho Rutz da Silva Ph.D.
    • UTFPR-Brasil

Além da conferência, a professora participou de uma entrevista com os conferencistas para a divulgação do Colóquio no Canal TVU 13, da Universidad San Andrés, e  também de um fórum de discussões sobre “A matemática do primeiro ano da universidade”. Para a professora Sani a sua participação foi importante “porque foi possível abordar todas as ações realizadas pela Universidade para resolver  a problemática em relação às dificuldades encontradas pelos alunos nos cursos de Cálculo da UTFPR”, comentou a docente sobre o evento.