Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Competição Internacional

Competição Internacional

Equipe de aerospace design da UTFPR-PG representará a instituição
publicado: 21/09/2020 13h47 última modificação: 22/09/2020 11h14

O céu não é o limite para a Orion Aerospace Design, o céu está entre seus objetivos! E entre as mais recentes novidades desta equipe de aerodesign da UTFPR-PG está a participação em uma competição internacional e a abertura do seu processo seletivo, para ingresso de novos membros ainda neste ano de 2020.

A primeira competição que a Orion confirmou sua inscrição foi a LASC - Latin America Space Challenge - sendo a única equipe paranaense inscrita. O evento era anualmente realizado em Tatuí-SP, mas em 2020 acontecerá de maneira online, devido às limitações impostas pela pandemia de COVID-19.

Com a adaptação da LASC para o formato remoto, a Orion Aerospace Design tem agora a oportunidade de participar de sua primeira competição. O evento é dividido por categorias, definidas pelo apogeu. A Orion participará na categoria Rocket Challenge, com o projeto M42 Rocket, foguete com 500 metros de apogeu. Os protótipos M42 terão tecnologias desenvolvidas pela própria equipe, tais como: monitoramento por telemetria, controle e disparo de paraquedas para recuperação, projeto completo de propulsão e sistema de lançamento, constituído por base e sistema de ignição.

O evento está com um novo formato esse ano, além de ser a estreia da equipe em competições. “Como será a primeira vez que a Orion participará, a equipe optou por entrar na categoria inicial com um foguete de 500 metros de apogeu (M42 500), usando como propulsão combustível sólido. Como a LASC Online devemos focar na simulação e no projeto técnico do modelo M42 500, que será apresentado e, posteriormente, construído - no início de 2021”, explica o capitão da equipe, Gustavo Trudes.

Para 2020, a competição ainda criou o LASC Cooperation Program, que visa o desenvolvimento de um foguete de cinco quilômetros de apogeu com lançamento previsto para a competição de 2021; este projeto une equipes de diversos estados brasileiros, além de países como Índia, Paraguai, Peru, e Colômbia. Estas equipes são organizadas em projetos dos diversos subsistemas de um foguete, sendo que a Orion está contribuindo no desenvolvimento da Aviônica e da Propulsão.

Processo seletivo

Para aqueles que tiverem interesse em participar destes projetos, eventos, entre outros mais, desenvolvidos pela Orion Aerodesign, podem fazer suas inscrições no Processo Seletivo 2020 (link de inscrição). As inscrições acontecerão entre 14 e 29 de setembro, através deste LINK. Todos  estudantes de cursos do câmpus Ponta Grossa da UTFPR podem participar, com a sugestão, no edital, de algumas habilidades desejadas, mas não necessariamente obrigatórias aos candidatos.

De acordo com o Gerente de Comunicação da equipe, Gian Medeiros,“A Orion Aerospace Design propõe uma experiência totalmente nova para o Câmpus Ponta Grossa, trazendo o desenvolvimento de minifoguetes, nano satélites e um projeto de extensão que possui uma área focada no desenvolvimento de pesquisas na área de astrobiologia. Teremos mais de uma competição durante o ano, desenvolvendo mais de um projeto em paralelo”, afirma o membro da equipe e estudante do curso de Engenharia de Produção.

Para tirar as dúvidas sobre a seleção, a equipe realizará uma transmissão ao vivo, no dia 25 de setembro, a partir das 19h. Acesse as mídias da equipe e saiba mais: Instagram (link); Facebook (link); Linkedin (link); Site (link).