Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Contra COVID-19

Contra COVID-19

Projeto de pesquisa avaliará atuação do Corpo de Bombeiros frente a pandemia do coronavírus
publicado: 29/06/2020 08h43 última modificação: 07/11/2022 11h25
Exibir carrossel de imagens Imagem: Relações Públicas 2ºGB

Primeiro trabalho relacionado à COVID-19, que envolve a pesquisa com pessoas, foi aprovado em tempo mínimo pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP-UTFPR). A pesquisa tem o título de “Propostas de estratégias públicas para minimizar o risco de contaminação do Coronavírus (COVID-19): Ações dos grupamentos de Bombeiros do Brasil” e foi submetida à avaliação por professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), do Câmpus Ponta Grossa da UTFPR.

A pesquisa avaliará a forma como os Corpos de Bombeiros do Brasil atuaram frente às demandas criadas pela pandemia do coronavírus. Os pesquisadores envolvidos são os professores Ariel Orlei Michaloski e Daiane Maria de Genaro Chirolib, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP; juntamente aos discentes Renan Augusto Bortolassi de Oliveira (metrando) e Rosângela de França Bail (aluna externa - doutorado).

Outro ponto abordado pela pesquisa é o rastreamento das dificuldades encontradas pelos profissionais no enfrentamento à atual pandemia, bem como a elaboração de medidas pontuais para o combate à COVID-19. Como explica Renan Bortolassi, estudante do PPGEP e Capitão do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná, “esse projeto é fundamental para os Corpos de Bombeiros e profissionais da área de saúde que atuam no atendimento pré-hospitalar, serviços de urgência e emergência, entre outros, pois mostrará de que forma os Corpos de Bombeiros estão atuando e como modificaram suas rotinas para se adaptar ao momento em que vivemos”.

Após este primeiro trabalho existe ainda a expectativa que o projeto possa servir de base e incentivo para futuros trabalhos científicos, além disto, “A pesquisa poderá servir de base e orientação para o preparo e atuação dessas corporações em eventos similares que possam ocorrer futuramente,  e até mesmo para a melhoria nos procedimentos realizados frente ao COVID-19”, explica Renan, que tem vivenciado a pandemia em seu trabalho diário e agora também como objeto de estudos em seu mestrado.

Esta pesquisa mostra-se pioneira na UTFPR e sua aprovação observa a orientação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que indica a prioridade de avaliação dos projetos que envolvem o tema COVID-19, contando com análise em no máximo sete dias. Mais informações sobre projetos e o calendário de avaliações da CEP-UTFPR podem ser acessados através do site oficial do Comitê.