Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Contra o COVID-19

Contra o COVID-19

Câmpus desenvolve ações relevantes no contexto da atual pandemia mundial
publicado: 26/03/2020 14h27 última modificação: 07/11/2022 11h25

Além da formação profissional, a universidade pública tem como missão também o repasse de conhecimentos úteis para a solução de problemas reais da sociedade. Com o atual contexto de pandemia, declarado pela Organização Mundial da Saúde - OMS, a UTFPR Ponta Grossa tem realizado ações para combate, prevenção e auxílio em situações que envolvem o novo Coronavírus.

Com os cursos relacionados à área de química, a instituição disponibilizou profissionais, equipamentos e laboratórios para a produção de mais de mil litros de álcool em gel. Alguns dos principais insumos para a produção deste tipo específico de álcool foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e com eles os docentes estão nos laboratórios para entregar a maior quantidade possível desse material, essencial para os profissionais da saúde. Os servidores envolvidos na produção direta são Matheus Postigo, Luciano Tozetto, Thiago Prado, Ciro Zimmermann e Eriel Sabino.

Matheus Postigo reforça a grande generosidade e disponibilidade de colegas, colaborando com o conhecimento técnico e doação de material, bem como outros mais de 20 servidores e estudantes que se prontificaram a auxiliar, mas por questões de espaço e atual necessidade de distanciamento social não puderam ficar auxiliando no projeto. Até o momento já foram produzidos 250 litros e estão previstos mais 300 para os próximos dias.

A universidade disponibilizou de seu estoque, na última terça-feira, cerca de 150 litros de álcool em gel para o Corpo de Bombeiros, entregues ao Sargento Emerson e ao Cabo Élio Marcos. Esse material será utilizado pelas forças de segurança municipais, que permanecem em atividade para manter a segurança da população neste momento de isolamento.

A partir da próxima sexta-feira, 27, e até o dia 02 de abril, o câmpus Ponta Grossa também fornecerá aos seus servidores quantidades limitadas de álcool em gel, distribuídos com horários marcados, a fim de evitar aglomerações no câmpus.

Outra ação realizada, ainda no dia 24 de março, foi a doação de mais de 200 quilos de alimentos que seriam utilizados no Restaurante Universitário. A empresa terceirizada que administra o RU direcionou esta doação para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. De acordo com a colaboradora Isadora, entre os itens doados estavam: ovos, repolho, cebola, cenoura, batata doce, maçã e mais de 120 quilos de carne de frango.

Neste momento a intensificação de ações tem se voltado para a produção de máscaras, que utilizam filamentos poliméricos e lâminas de acetato, e são fabricadas em uma impressora 3D. Este trabalho vem sendo realizado com a organização do professor Ruy Yoshino e a colaboração dos docentes Marcelo Vasconcelose Max Mauro Santos, Frederic Jansen, Felipe Mezadri bem como do aluno Alisson Chaicoski. As máscaras serão doadas aos órgãos de saúde regionais, que utilizam o item como equipamento de proteção individual.

Com apenas um dia de trabalho mais de 70 viseiras de máscaras estão prontas para doação e outras 20 máscaras finalizadas já foram entregues ao Hospital Bom Jesus, com auxílio do Clube da Robótica. A expectativa é que ao final sejam cortadas mais de 1000 viseiras e produzidas uma média de 12 suportes por dia em impressoras 3D.

Novas ações têm surgido à medida que os dias de isolamento social tem passado, movimentando segmentos e unindo forças ao combate e prevenção do vírus. A criatividade e solidariedade provindas do momento tem mostrado a força que ações conjuntas podem ter para tais causas humanitárias.