Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Debate e Inclusão

Debate e Inclusão

Série de Encontros busca promover o diálogo e reflexões sobre situações relacionadas à acessibilidade e inclusão no Campus Ponta Grossa.
publicado: 04/05/2023 09h46 última modificação: 05/05/2023 09h24

Na próxima terça-feira, (9) de maio de 2023, na Sala de reuniões da DIREC, com início às 10h, inicia a formação em serviço “Diálogo e reflexões sobre situações relacionadas à acessibilidade e inclusão da UTFPR/PG”. O 1º Encontro abordará o Transtorno do Espectro Autista (TEA)  no Ensino Superior. Durante a ação será realizada a transmissão de palestra que foi ministrada pela psicóloga pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, Thamires Gaspar Gouveia, em evento da Universidade Federal de Itajubá (UNIFE). Durante o encontro a psicóloga Cintia Azevedo Gonçalves conduzirá a retransmissão, comentando e fazendo a aproximação com a realidade do campus.

A proposta inicial é realizar uma série de encontros para debater sobre situações relacionadas à acessibilidade e inclusão no Campus Ponta Grossa.  Os responsáveis pela atividade explicam que ação foi pensada considerando as demandas, as potencialidades e as dificuldades que surgem durante o acompanhamento dos discentes. Os próximos encontros já estão com as datas pré-agendadas. Em junho deve ocorrer o 2º Encontro que também irá abordar o autismo, buscando trazer um novo enfoque sobre o tema e em julho, será a vez da deficiência física. A formação continuará no segundo semestre de 2023, sempre buscando atender as demandas da comunidade acadêmica, com temas vinculados a acessibilidade e inclusão.

O evento é uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE) e o Departamento de Educação (DEPED), e tem como finalidade promover o diálogo e reflexões sobre situações relacionadas à acessibilidade e inclusão dos estudantes do Campus Ponta Grossa.

Segundo os organizadores o evento é uma oportunidade de capacitação para servidores da universidade. Podem se inscrever todos os servidores da UTFPR que se interessem pelo tema. Os participantes do evento irão receber certificado, mediante inscrição. Para realizar sua inscrição clique aqui. Os organizadores também convidam os interessados a assistir um breve vídeo sobre o autismo antes do 1º encontro, para ter acesso ao conteúdo clique aqui e oferecem mais informações em um referencial sobre inclusão no Ensino Superior, que você pode acessar clicando aqui