Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Destaque acadêmico

Destaque acadêmico

Estudante da UTFPR foi aprovado no Programa de Especialização de Engenharia promovido pela EMBRAER.
publicado: 28/12/2023 12h09 última modificação: 28/12/2023 12h09

Egresso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luan Gabriel dos Santos Ayres, conquistou a aprovação no Programa de Especialização de Engenharia (PEE), promovido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER). O processo seletivo iniciou em julho deste ano e o estudante recebeu a resposta da aprovação no começo de dezembro. O mestrado será realizado em São José dos Campos em formato hibrido, as aulas serão ministradas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e na Embraer. O curso terá a duração de 17 meses, começando em 19 de fevereiro de 2024.

Ayres foi aluno do Campus Ponta Grossa, onde cursou Engenharia Elétrica. Ele se formou em 2021 e destaca sua curiosidade sobre o funcionamento das coisas. “Desde as primeiras lembranças, busquei respostas incansavelmente. Meu desejo é contribuir de maneira significativa para a sociedade, causando impacto positivo por meio do meu trabalho. Inicialmente, essa aspiração me conduziu à engenharia elétrica, onde explorei as diversas áreas que a disciplina abrange”, comenta.

Durante a graduação o estudante conta que além das atividades em sala de aula, buscou aproveitar as varias oportunidades disponibilizadas pelo meio acadêmico, participando ativamente da  UTForce, uma das equipes de competição existentes no campus, e de um projeto de Iniciação Científica, no qual desenvolveu um sistema inovador para identificação de manobras realizadas em um skate.  Ayres diz que essa experiência despertou seu interesse pelo ramo da engenharia que promove a inovação. Já no final da graduação, o acadêmico conquistou uma bolsa para contribuir no desenvolvimento de um sistema de estacionamento autônomo no laboratório do Grupo de Sistemas Automotivos (GSA).

Quanto aos novos desafios, o estudante relata que optou pelo PEE pela oportunidade de estudar no ITA, uma instituição renomada. Ele comenta que busca acesso a conhecimentos avançados e novos desafios na carreira.  “Acredito que essa oportunidade me permitirá contribuir de maneira significativa para o avanço tecnológico e o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro. Estou entusiasmado com a possibilidade de enfrentar novos desafios e colaborar ativamente para o progresso da indústria aeronáutica em nosso país”, afirma.