Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Doação

Doação

Empresa Júnior da UTFPR PG prepara doação de 5500 litros de álcool
publicado: 27/07/2020 14h02 última modificação: 07/11/2022 11h25

Crises fortalecem parcerias e criam oportunidades para fazer a diferença. Essa é uma das lições que mais marcou o estudante João Pedro Tesini Rocha, integrante da Quanttum, durante a realização do projeto social que doará um total de 5500 litros de álcool entre os municípios de Ponta Grossa e Curitiba, tanto na forma de álcool em gel, quanto aquele aplicado para desinfecção de superfícies e objetos. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nos Câmpus Ponta Grossa e Curitiba, contando com doações da Raízen, da Petrobrás e o auxílio da empresa BioFragane.

As atividades para produção de álcool em gel iniciaram no mês de março, logo que a quarentena foi determinada no Brasil, conta João Pedro, que também coordena a arrecadação de insumos e a transformação destes no produto final. “Nós, como estudantes de uma universidade pública e como empresa júnior [Quanttum], estávamos buscando um meio de ajudar a sociedade, tínhamos o sentimento de que não poderíamos ficar parados”, destaca o estudante de Engenharia Química.

O principal desafio da equipe foi conseguir matéria-prima para o álcool em gel, pois os preços dos itens para a sua produção subiram muito - devido à alta procura no mercado. Para superar esta dificuldade a engenhosidade e os conhecimentos acadêmicos fizeram toda a diferença; então, com a ajuda dos professores Matheus Postigo e Aline Coqueiro, foi possível viabilizar a produção do álcool em gel a partir de etanol (combustível veicular).

Após muitos contatos, a primeira doação recebida foi de 4 mil litros de etanol veicular da Petrobrás. Esta doação foi recebida pelo câmpus Curitiba e enviada ao câmpus Ponta Grossa (de forma que depois de terminado, o produto final seria dividido entre as duas cidades). Foram três dias de trabalho, com a parceria da BioFragane, na destilação do etanol -  para retirar suas impurezas e ser possível a fabricação de álcool em gel. A segunda doação veio da Raízen, com mais 1,5 mil litros de álcool 70, para a posterior produção de álcool em gel.

São mais de três meses de trabalho para arrecadar as doações que foram transformadas em álcool em gel e em álcool 70 para doação. Como ressalta João Pedro, “Este projeto, além de ajudar a sociedade, teve outros impactos, pois pudemos ver a importância das faculdades e do estudo em geral em momentos de crise; e, mais ainda, como as pessoas realmente se unem em meio à dificuldades. Está sendo uma experiência engrandecedora e que não exitaríamos em fazer de novo; tanto que já estamos planejando uma continuação do projeto, que espero trazer resultados em breve”.

A nova ação, a qual o futuro engenheiro faz referência, é a arrecadação de óleo usado; após a coleta este óleo será transformado em sabão (tanto em barra, quanto o líquido) pela mesma equipe de docentes e estudantes da Quanttum, Empresa Júnior da UTFPR. Os integrantes da equipe já conseguiram importantes parcerias com o Condomínio Monteiro Lobato e a rede de supermercados Tozetto para a arrecadação do óleo.