Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > DotBotz [em foco]

DotBotz [em foco]

Equipe tem robôs em duas diferentes categorias de competição e ainda realiza projetos voluntários em escolas públicas
publicado: 08/06/2020 19h18 última modificação: 07/11/2022 11h25

A história da DotBotz iniciou em 2015, com a participação de quatro estudantes do curso de Engenharia Mecânica em um evento de robótica. O evento aconteceu na cidade de Curitiba e ajudou a aproximar esses alunos da equipe de robótica da PUC-PR, pontapé inicial para o projeto na UTFPR Câmpus Ponta Grossa. Atualmente a DotBotz conta com 28 membros, divididos entre as áreas de mecânica e eletrônica - 20 pessoas - e a área de gestão - com 08 pessoas.

A equipe tem como principal objetivo a construção de robôs para participar de competições. Hoje, a DotBotz compete em duas diferentes categorias, sendo elas a de combate e a de autônomos (esta última subdividida entre robôs sumôs e seguidores de linha). Na categoria de combate os robôs são colocados dentro de uma arena e controlados por pilotos que ficam do lado de fora; já na categoria de autônomos a programação é feita antecipadamente - para o sumô a missão é tirar o oponente da arena e o seguidor de linha deve fazer o percurso no menor tempo possível.

Além das competições, a DotBotz possui também uma vertente social, realizando apresentações e aulas de robótica para alunos do Ensino Médio de escolas públicas. Há dois anos voluntários da equipe usam placas e aparelhos próprios para ensinar um pouco mais de robótica aos jovens, pedindo para as escolas apenas a disponibilidade de computadores ao serem contempladas com o projeto. Devido a limitação de materiais, as turmas ainda possuem apenas 16 alunos, podendo ser ampliadas caso haja a doação dos itens utilizados na atividade.

O Capitão da equipe, Rodrigo W. Sanches, ressaltou a importância do projeto para o futuro profissional dos estudantes que estão participando dele durante a graduação. Para Rodrigo, “é uma grande vantagem e oportunidade trabalhar dentro de uma equipe, pelo conhecimento profissional aplicado e adquirido, e também pela vivência do trabalho em grupo”, explica ele ao definir o trabalho que realizam como uma simulação para o mercado de trabalho, resolvendo problemas e lidando com diversas situações.

O processo seletivo da DotBotz não foi finalizado para o ano de 2020, devido a paralisação temporária do calendário acadêmico, portanto, as inscrições permanecem abertas e a seleção continuará após o retorno das atividades. O capitão, Rodrigo, finalizou explicando que independente do período ou do curso, o que o estudante precisa para entrar na equipe é vontade de aprender, pois a própria equipe oferece muitas capacitações e treinamentos aos seus membros.