Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Dupla Diplomação

Dupla Diplomação

Professora do Campus Ponta Grossa visita o INSA-Lyon para acompanhar atividades desenvolvidas na entidade parceira.
publicado: 12/05/2023 13h48 última modificação: 12/05/2023 13h48

Os Programas de Dupla Diplomação fazem parte das ações empreendidas para a internacionalização dos cursos de graduação. Atualmente o INSA-Lyon, renomada instituição de ensino da França, é uma das entidades que tem convênio de cooperação firmado com o Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  No inicio deste mês, entre os dias 1 e 3 de maio, A Professora Responsável pelas Atividades de Internacionalização (PRAINT), do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção, Regina Negri Pagani, esteve em Lyon para acompanhar as atividades de Dupla Diplomação desenvolvidas na entidade parceira.

Selecionado pelo Edital 60/2021 o acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica, Vitor Augusto Pagani é o único aluno do Campus Ponta Grossa que, neste momento, conquistou vaga para as duas etapas deste programa na França. A Professora Responsável pelas Atividades de Internacionalização do DAENP, explica que o Programa de Dupla Diplomação consiste na partida do estudante, até o terceiro semestre, para um ano de estudos no INSA. Terminada essa fase o acadêmico retorna para dois anos de estudos e atividades de pesquisa no Brasil, e em seguida mais dois anos na França, incluindo estágio de um ano em uma empresa.

De acordo com o Edital, o estudante da UTFPR, participante do programa, que cumprir todas as etapas previstas no acordo e que concluir o curso de Bacharelado em Engenharia na UTFPR receberá o Diploma de Bacharel em Engenharia expedido pela universidade brasileira e o diploma de Engenheiro correspondente previsto no acordo pelo INSA-Lyon.

Durante a visita a universidade Francesa, a responsável pelas Atividades de Internacionalização do DAENP teve reuniões com o Professor Guy Athanaze, representante do INSA para o Programa de Dupla Diplomação, do qual o estudante do Campus Ponta Grossa participa. A professora também teve encontros de trabalho com os Professores Lionel Petit, Diretor do Departamento de Engenharia Elétrica e o Professor Jarir Mafoud, representante do INSA para os convênios de cooperação com o Brasil.

Regina Pagani destacou que, com o Professor Lionel Petit foram discutidas as questões do estágio, pois a empresa que receberá o estudante brasileiro solicitou a modalidade de alternância, com 15 dias de estudos, e quinze dias de estágio. Com o Professor Jarir Mafoud, a professora informou que foram tratadas possibilidades de realização conjunta de um acordo BRAFITEC para os próximos anos.