Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Dupla-Diplomação

Dupla-Diplomação

Primeiro acordo estabelecido para um curso de Tecnologia. Parceira abrirá vagas para estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Portugal.
publicado: 27/06/2023 10h45 última modificação: 27/06/2023 11h03
Créditos da imagem - Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) - IPB

A partir de fevereiro de 2024, os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) terão a oportunidade de concorrer a uma vaga para participar de um Programa de dupla-diplomação. Acordo firmado com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, irá disponibilizar vagas no Curso de Licenciatura em Engenharia Informática para os estudantes do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Este é o primeiro acordo de dupla-diplomação estabelecido entre as duas instituições, específico para cursos de três anos. As negociações foram retomadas em 2022, sendo conduzidas pelo professor João Paulo Aires, responsável pelas Atividades de Internacionalização do Curso de ADS, com a colaboração da Prof. Mônica Hoeldtke Pietruchinski, na oportunidade, coordenadora do Curso de ADS.

Em parceria com a equipe da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do IPB, os professores do Campus Ponta Grossa elaboraram os termos de cooperação entre as instituições, estabelecendo as regras e o Plano de Estudos a ser seguido pelo estudante selecionado, que permite que os alunos de ADS desenvolvam parte de seus estudos no IPB. Para concorrer a uma vaga, os estudantes devem ter concluído todas as disciplinas até o 4º período e seguir as regras estabelecidas no edital, que será publicado no segundo semestre de 2023.

Aires destaca que esse acordo representa um marco para o Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-PG). “Tornando-o pioneiro na UTFPR nesse tipo de parceria internacional para um curso de Tecnologia, até então exclusivo para cursos de Bacharelado e Engenharia”, aponta.