Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Aplicações no Ensino em Engenharia

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Aplicações no Ensino em Engenharia

Organização de e-book

Professora do campus Ponta Grossa é uma das organizadoras da obra que reúne 11 produções científicas
publicado: 19/07/2021 10h49 última modificação: 07/11/2022 11h26

Está disponível para download um livro sobre educação em engenharia, lançado no último dia 9 de julho, centrado no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O volume tem 11 capítulos, abordando temas relevantes para a educação em engenharia, com prefácio do presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia, professor Vanderli Fava de Oliveira.

A realização é do IFPB - Instituto Federal da Paraíba e do IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro, com organização de dois professores do IFPB (prof. Ademar G Costa Jr e prof. Alexandre F. D’Andrea) e dois professores da UTFPR (profa. Elis Regina Duarte, de Ponta Grossa, e prof. Carlos Alberto Dallabona, de Curitiba).

Este volume inclui três capítulos de pessoal da UTFPR:

• Curitiba - Gustavo Benvenutti Borba, João Alberto Fabro, Guilherme Alceu Schneider e Heitor Silverio  Lopes
  • Londrina - Silvana Rodrigues Quintilhano, Rogério Tondato e Ana Carolina Piccinini de Alencar Schiavi
  • Toledo - Fabio Rizental Coutinho

No volume seguinte (em breve)  serão publicados outros capítulos de autoria de professores da UTFPR. O volume EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: : Aplicações no Ensino em Engenharia, está disponível para download gratuito na página da editora do IFPB.

SINOPSE

O livro "Educação em Engenharia: Aplicações no Ensino em Engenharia" faz parte da série Reflexões em Educação e conta com a colaboração de diversos pesquisadores/professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e de instituições parceiras. Seus autores buscam fomentar as discussões sobre temas recentes da Educação na Engenharia, trazendo contribuições para a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das Engenharias, estabelecidas em 2019, com os distintos relatos de experiências realizadas em diversas instituições de diferentes regiões do país, indicando uma nova formação para os seus futuros profissionais. Destaca-se, nesses relatos, o uso de metodologias ativas de aprendizagem como aporte a esse remodelamento dos cursos de Engenharias. A ideia é que este livro possa inspirar desdobramentos para a evolução do ensino superior nas Engenharias, atendendo às demandas do século XXI.