Notícias
Energia sustentável
Objetivos econômicos, sociais e ambientais movem o projeto GEF Biogás Brasil, executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e que, desde o mês de outubro de 2019, conta com a parceria da UTFPR. Com foco na sustentabilidade energética do país, a universidade realiza atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação ao projeto e participará do fórum sobre negócios e empreendedorismo do biogás, programado para o mês de maio, em Curitiba (PR).
Para a organização deste evento, as empresas, instituições de ensino e entidades setoriais envolvidas se reuniram no início de fevereiro, em Castro - PR. Neste encontro foi definido que o objetivo do evento será apoiar novos investimentos em produção e consumo de biogás no Paraná, com foco no setor privado agroindustrial. O fórum contará com palestras sobre mapeamento georreferenciado do potencial de biogás, modelos de negócio, investimentos, financiamentos e outros. Os empreendedores que buscam suporte técnico terão espaços para reuniões com integrantes do projeto GEF Biogás Brasil.
O interesse pelo biogás tem aumentado nos últimos anos, pois ele é uma mistura de gases gerada pela decomposição da matéria orgânica, que pode ser utilizada para geração de energia elétrica e térmica. Quando purificado, o biometano também pode ser utilizado como combustível veicular. Na UTFPR o estudo envolve o Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP) do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação de Engenharia de Produção (PPGEP) do Câmpus Ponta Grossa, e é coordenado pelo professor Antonio Carlos de Francisco.
A pesquisa da UTFPR tem como foco o desenvolvimento de ferramentas inovadoras para localização e avaliação de oportunidades de negócios voltadas ao uso do biogás como fonte de energia. Os resultados gerados pela UTFPR ficarão disponíveis para a sociedade, em especial, para os interessados no desenvolvimento e governança territorial e em investimentos na cadeia de biogás no Brasil.
Projeto GEF Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira
Este projeto tem como objetivo reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa e a dependência de combustíveis fósseis por meio da promoção da energia de biogás e soluções de mobilidade dentro das cadeias de fornecimento agroindustriais no sul do Brasil.
O Projeto é financiado pelo Fundo Global do Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF) e pretende ampliar a oferta de energia renovável a partir da geração de biogás e biometano, além de fortalecer as cadeias nacionais de fornecimento de tecnologia no setor.
Informações: adaptado do site oficial da ONU Brasil