Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Entrega oficial de Truck DAF para Projeto SegurAuto

Entrega oficial de Truck DAF para Projeto SegurAuto

Evento contará com a presença do Presidente da DAF Caminhões no Brasil e Reitor da UTFPR
publicado: 30/11/2021 16h03 última modificação: 07/11/2022 11h26
Imagem de Arquivo

A entrega oficial do Truck DAF para o Projeto SegurAuto, acontecerá na próxima sexta-feira (03), a partir das 9h30 da manhã, em evento restrito, com a presença de convidados especiais, entre eles o Presidente da DAF Caminhões no Brasil, Lance Walters, e do Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Marcos Schiefler Filho.

Em execução na UTFPR Campus Ponta Grossa, o projeto possui parceria com a DAF Caminhões e tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de funções ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) e de comunicação veicular tendo como base as particularidades da malha viária e da infraestrutura de tráfego brasileira.

Para a entrega oficial do caminhão cedido pela DAF para o projeto, os convidados serão recepcionados no Gabinete do Diretor-Geral do campus Ponta Grossa da UTFPR e, posteriormente, farão também uma visita ao Laboratório do Grupo de Sistemas Automotivos - GSA. Na sequência, todos participarão de uma sessão de fotos junto ao veículo entregue pela DAF ao projeto SegurAuto.

Além do presidente no Brasil, a comitiva da DAF Caminhões contará com o Diretor de Desenvolvimento de Produtos DAF, Jarno Broeze. Estarão presentes também a Diretora de Recursos Humanos, Jeanette Jacinto; o Coordenador Sênior de Integração de Veículo, Túlio Cruz; e o Engenheiro Treinee, Kelvin Rosa.

Mais sobre o projeto SegurAuto

O “Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos (SegurAuto)” faz parte do Programa Rota 2030, na linha temática “Desenvolvimento de dispositivos/sistemas de segurança ativa e passiva para passageiros e pedestres”.

Em execução desde fevereiro de 2021, o projeto é realizado em parceria com as universidades de Brasília (UnB), de São Paulo (USP) e Federal de Pernambuco (UFPE), foi pré-aprovado em primeiro lugar no Eixo II Consev, na Chamada Pública 01/2020. A coordenação do SegurAuto na UTFPR é realizada pelo pesquisador Max Mauro Dias Santos, do Departamento de Eletrônica.