Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Equipamento para detecção de uso de máscaras

Equipamento para detecção de uso de máscaras

COVID-19

Projeto visa a conscientização para a proteção global daqueles que circulam pelo câmpus
publicado: 27/01/2021 13h30 última modificação: 07/11/2022 11h25

O uso correto de máscaras tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes para evitar a proliferação do novo coronavírus. É com este foco que pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, têm trabalhado no desenvolvimento de um equipamento que fará a identificação do uso adequado de máscaras, em ambientes com grande circulação de pessoas.

O projeto consiste na utilização de uma câmera de alta resolução, ligada a um dispositivo de processamento de dados que fará a detecção e classificação do uso de máscaras, sinalizando de modo visual e sonoro a ausência da mesma. O equipamento utiliza inteligência artificial, criada a partir de um banco de imagens com pessoas utilizando ou não máscaras.

“É esperado que o equipamento detecte com sucesso pessoas sem máscaras e sinalize para todos ao redor, servindo como advertência”, explica Gian Medeiros, membro da equipe de desenvolvimento e estudante de Engenharia de Produção no Câmpus Ponta Grossa da UTFPR. Com a utilização do equipamento, a equipe espera um aumento na fiscalização do uso de máscaras nos diversos locais e, consequentemente, uma maior segurança para todos.

A pesquisa e desenvolvimento do protótipo são coordenados pelo professor Erikson Freitas de Morais e conta com a participação do professor Felipe Mezzadri e dos alunos Gian Carlos Medeiros Hackbarth, Ana Thaynara Geller Kuchinski, Thiago da Silva Teixeira, Mathias Rodrigues da Luz e Gustavo Pereira Trudes.

Como mais uma vertente de pesquisa da Orion Aerospace Design, o projeto conta com recursos do edital 034/2020 para apoio financeiro, da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus, sendo mais uma ação para o retorno seguro às atividades presenciais na Universidade.

Enquanto apoio fundamental, também, colaboram no processo de compra dos materiais: Claudilene Apararecida Pandorf, Fabian Maurice Malheiros Franco e Marcio Pontes.

Informações: Orion Aerospace Design