Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Estratégias de aprendizagem
conteúdo

Notícias

Estratégias de aprendizagem

Livro aborda ensino e aprendizagem em projetos de diversas instituições do Paraná
publicado: 15/09/2020 11h29 última modificação: 15/09/2020 11h29

Lançado na última semana do mês de agosto, o livro Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática, foi organizado pelas professoras Ana Lúcia Crisostimo (Unicentro) e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira (UTFPR). Assim como o livro, seu evento on-line de lançamento teve como objetivo dar visibilidade a estratégias de ensino implementadas em projetos de extensão e no âmbito da pós-graduação em ensino de diversas Instituições do Estado do Paraná.

A obra traz 12 diferentes textos, que possuem como público-alvo os professores e professoras da educação básica e superior que atuam nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, graduandos de diversos cursos de licenciatura e todos os demais interessados pela área de ensino.

Como principais temáticas abordadas pelos artigos que compõem o livro, estão as estratégias de aprendizagem, como: sequências didáticas, mostras de arte, experimentação, modelagem matemática, alfabetização científica, modelos didáticos, mapas conceituais, simuladores; voltadas para as diversas nas áreas de matemática, química e biologia.

O evento de lançamento contou ainda com a participação especial do professor Leonardo Fábio Martinez Pérez, reitor da Universidade Pedagógica da Colômbia, e também autor do prefácio do livro. Os demais autores de capítulos da obra participaram do lançamento, falando também sobre suas pesquisas e estratégias de ensino.



Conheça a obra: Estratégias de Aprendizagem para o Ensino de Ciências e Matemática

 

Prefácio - O ensino de ciências e matemáticas: dois campos de pesquisa em diálogo (Leonardo Fabio Martinez Pérez)

  • O ensino de frações com o simulador PhET (Márcio André Martins; Franciele do Belém Makuch)
  • Construção de um modelo gigante para o ensino de Química (Viviane Paula Martini; Everton Lucas Martins Silveira; Rosemeri Monteiro Castilho Foggiatto Silveira)
  • Mapas conceituais como recurso de aprendizagem: a importância de atividades introdutórias (Graziela Ferreira de Souza; Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro; Awdry Feisser Miquelin)
  • Atividades lúdicas no ensino de matemática (Kátia Costa Leite; Luciano Matulle; Márcio André Martins)
  • Discutindo a temática água nos anos iniciais por meio de uma sequência didática com enfoque CTSA (Virgínia Roters da Silva; SAndra Godoi Maestrelli; Leonir Lorenzetti)
  • A experiência da formação de docentes em matemática e educação do campo no programa “Educação em movimento no território Cantuquiriguaçu” (Vitor de Moraes; Kátia da Costa Leite)
  • Vivenciando a fotossíntese: a experiência contextualizada do processo fotossintético no mundo real e/ou virtual (Evandro Vilmar Guimarães; Rosilene Rebeca)
  • A modelagem matemática no fast food (Marcelo Fabricio Chocai Komar; Dionísio Burak; Márcio André Martins; Samuel Francisco Huf)
  • A experimentação, princípios científicos e interdisciplinares no Ensino de Ciências (Kátia da Costa Leite; Ana Lúcia Crisostimo)
  • A exposição de arte para o ensino de anatomia humana (Daniel Masetto do Amaral; Awdry Feisser Miquelin)
  • Uma sequência didática para promoção da alfabetização científica abordando a temática crustáceos (Ellen Moreira Costa; Leonir Lorenzetti)