Notícias
Etapa Nacional
Adrenalina, emoção e muito trabalho em equipe movimentaram o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março, onde ocorreu a 26º Competição Baja SAE Brasil 2020 - Etapa Nacional. Foram 78 equipes disputando durante os cinco dias de evento, dentre elas a Baja Gralha Azul - representando a UTFPR Ponta Grossa.
Nesta 26ª edição a competição contou com cinco dias, sendo que o primeiro (11) foi reservado para credenciamento e abertura oficial; durante o segundo dia foram realizadas as inspeções técnicas dos veículos, avaliação de segurança e projetos dinâmicos; já no terceiro dia (13) aconteceram as apresentações de projetos. As provas de aceleração e retomada; tração; manobralidade; suspensão; super prime e design ocorreram no terceiro dia de atividades (14). Para o último dia (15), a partir das 10h foi realizado o enduro, e ao final da tarde a premiação.
De acordo com a equipe, foram muitos meses dedicados à preparação do veículo, desde o último ano, “mas os resultados esportivos ficaram em segundo plano. Primeiramente para nós, o que conta é a nossa evolução pessoal e principalmente o crescimento do projeto. A cada competição amadurecemos. Isso é resultado de nosso trabalho duro, pensado e executado de forma coletiva”.
A Competição Baja SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, em inglês) iniciou na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1976, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Para participar da Competição, os estudantes devem projetar e construir um protótipo visando à produção em escala industrial. A primeira competição no Brasil ocorreu em 1995, em Interlagos (SP), com 8 equipes participantes.
O que é um carro Baja?
O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.
Na UTFPR estes carros são construídos pela equipe Baja Gralha Azul, formado por estudantes dos cursos de engenharia do câmpus Ponta Grossa, que tem como missão aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação em engenharia para planejar, desenvolver, produzir e competir com veículos off-road, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes.
Atualmente, junto ao professor orientador, Roger Navarro Verastegui, fazem parte do projeto 20 estudantes:
-
Alain Bueno Scardazan - Engenharia Mecânica
-
Ana Flávia Reksua - Engenharia Química
-
Anyele Seifert - Engenharia Elétrica
-
Eduardo José Zdepski - Engenharia Mecânica
-
Edward Robin Leffers - Engenharia Mecânica
-
Gabriel Soave Taver - Engenharia Mecânica
-
Gabriel Trelha Valério - Engenharia Mecânica
-
Gilmar Telles de Araújo - Engenharia Mecânica
-
Gustavo Nocêra - Engenharia Mecânica
-
Gustavo Trelha Valério - Engenharia Mecânica
-
João Henrique Sasse - Engenharia Elétrica
-
João Pedro Los - Engenharia Mecânica
-
João Vitor Soares Ferreira - Engenharia Mecânica
-
Mariana Lopes Camilo - Engenharia Mecânica
-
Matheus Alves Sobrinho - Engenharia Mecânica
-
Norton Tessaroli Dezonet - Engenharia Elétrica
-
Patrick Bueno Santiago - Engenharia Mecânica
-
Pedro Augusto Miranda Gonçalves - Engenharia Mecânica
-
Pietra Bianca Pires - Engenharia Química
-
Vitor Santana Frizon - Engenharia Mecânica