Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Evento Conjunto

Evento Conjunto

Com palestrantes de renome, Fórum de Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná, é realizado em conjunto com o Workshop de Pesquisa em Computação dos Campos Gerais.
publicado: 30/10/2023 13h45 última modificação: 30/10/2023 13h45

Em 2023, pela primeira vez, o Fórum de Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná (ForPPGC-PR) foi realizado em conjunto com o Workshop de Pesquisa em Computação dos Campos Gerais (WPCCG). O evento conjunto, realizado entre os dias 25 a 27, teve como palco o Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O ForPPGC-PR contou com  palestras e apresentações dos Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná. No WPCCG, além de atividades como conversa com estudiosos e mesa redonda, também foi realizada a chamada de trabalhos científicos. Um dos pontos altos do evento foi a palestra intitulada “Os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação do Paraná para Transformação Digital”, conduzida pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa,  que atua como pesquisador visitante na Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley e como vice-coordenador dos sistemas e modelos nacionais de inovação da Triple Helix Association.

Outros destaque foram as participações do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Avelino Zorzo, que falou sobre o futuro da pós-graduação e o planejamento estratégico para a área de Computação, considerando o contexto paranaense, e professor da UTFPR, PLeandro Zatesko, que apresentou aos participantes do evento o tema “Superpoderes Quânticos Para a Computação”.

O ForPPGC-PR e WPCCG foram organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), da UTFPR Campus Ponta Grossa. O evento conjunto contou com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR).