Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Exercito Brasileiro

Exercito Brasileiro

Encontro entre a Diretoria de Pós-Graduação e integrantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito buscou estreitar laços entre as linhas de pesquisa das duas instituições.
publicado: 09/11/2023 15h05 última modificação: 09/11/2023 15h05

Representantes da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito – Escola Marechal Castello Branco (ECEME), sediada na cidade do Rio de Janeiro, participaram de um encontro com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (DIRPPG), do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante a reunião, realizada na quarta-feira, (08), de novembro, nas dependências da universidade, professores ligados às linhas de pesquisas ofertadas no campus fizeram uma apresentação do seu trabalho e do corpo docente. A visita teve como objetivo criar uma aproximação, além de estreitar laços entre as linhas de pesquisa das duas instituições

O Major Dan Mille Pereira, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exercito, destaca que a instituição também trabalha com Programas de Pós-graduação em Ciências Militares, junto ao Instituto Meira Matos (IMM). Ele explica que o programa procura formar mestres e doutores nas áreas de defesa, atuando em duas linhas de pesquisas, a primeira que visa o estudo da paz e da guerra e uma segunda voltada aos estudos para indústria, inovação e gestão. “A ideia inicial é que seja feito um intercambio de pesquisas. Vários dos nossos alunos estão pesquisando diversas áreas inerentes à defesa e procuramos a universidade para obter informações, até por estarem no início da pesquisa, muitos dos problemas que terão, podem ser resolvidos nos diversos programas que a universidade possui. Tudo que possa melhorar os nossos aspectos de defesa nós procuramos e incentivamos nossos alunos a pesquisarem”, afirma o Major Dan.

Para o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Augusto Lourençato, essa é uma grande oportunidade de estabelecer uma aproximação da universidade com o Exercito Brasileiro. Ele conta que o campus Ponta Grossa já tem uma parceira firmada com o 13.º Batalhão de Infantaria Blindado, mas referente apenas aos cursos de graduação. “Hoje não temos, nem uma atividade, conjunta no âmbito da prós-graduação e foi essa possibilidade que exercito visualizou e, por isso, nos procurou. Eles queriam conhecer a instituição e estreitar alguns laços entre as nossas linhas de pesquisa”, salienta Lourençato.

A visita à universidade ocorreu durante a execução de Exercício em Terreno realizada na cidade de Ponta Grossa e contou com a participação de 10 estudantes de mestrado e doutorado do IMM. “pensando num jeito de interagir com o meio acadêmico, trouxemos nossos alunos para conhecer a universidade e seus alunos, de forma que tenham uma maior aproximação. Eles estão participando de atividades militares, mas procuramos que também tenham atividades acadêmicas aproveitando nossa estadia na cidade”, conclui o Major Dan.