Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Experiência e comprometimento

Experiência e comprometimento

No quinto episódio do especial 30 anos os servidores convidados relataram um pouco das suas vivências, relembrado fatos curiosos em suas trajetórias na universidade.
publicado: 21/07/2023 11h30 última modificação: 21/07/2023 11h30

O quinto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), traz a história de dois servidores que participaram do início das atividades e apresentam uma visão da instituição pauta pela experiência e comprometimento pela educação. Durante as entrevistas feitas com os professores Ciro Mauricio Zimmermann e Vilmara Indezeichak, nossos convidados falaram das suas práticas profissionais, relatando um pouco das suas vivências e trajetórias. Esse episódio foi conduzido pelos acadêmicos David Leonardo Gonçalves Faria e Natalia Argenta Santin.

A professora Vilmara Indezeichak trabalhou durante 20 anos no Campus Ponta Grossa. Aposentada há oito anos, ela retornou ao convívio cotidiano da universidade como presidente da Associação dos Servidores (ASSUTEF), no ano de 2023. Ciro Mauricio Zimmermann foi efetivado no cargo de professor no dia 7 de fevereiro de 1994, e desde então já são 29 anos atuando na UTFPR. Ele diz que lecionou a disciplina de química nas diversas fazes da instituição, nas turmas de técnico, tecnólogo e engenharia.

Ciro Zimmermann conta que quando iniciou suas atividades o prédio da instituição, que havia abrigado o Seminário Redentorista, ainda estava sendo reformado e fala sobre necessidade de adaptação naquele momento. “Quanto eu entrei aqui em 94, o Bloco superior ainda estava em reforma, era o dormitório dos seminaristas. Nós só tínhamos a parte de baixo do prédio antigo, onde a gente tinha as aulas teóricas e práticas”, explica.

Relembrando o início das suas atividades na instituição, no ano de 1995, Vilmara Indezeichak relata que iniciou como professora de matemática para todos os cursos técnicos ofertados a época, mecânica, alimentos e eletrônica. No ano seguinte, ela diz que começou a trabalhar também com a disciplina de estatística e destaca seu  comprometimento ao realizar a atividade de educadora. “Eu sempre focava no curso deles. Eu perguntava (...), o que vocês fazem? Como vocês fazem? Então eu encaixava a estatística no que eles utilizavam nas aulas específicas da área”, recorda.

Essa conversa ainda abordou as diversas mudanças ocorridas na instituição ao longo desses 30 anos. O Professor Ciro Zimmermann fez um passeio pela evolução do campus, destacando o avanço do técnico para tecnologia e a oferta dos cursos de engenharia, fazendo um relato criterioso de quem testemunhou todos esses momentos.

Os professores relembraram inúmeros outros fatos curiosos vivenciados em suas carreiras na UTFPR e comentaram também sobre os diversos projetos em que atuaram. Eles falaram sobre o crescimento, a departamentalização e a necessidade de maior integração entre os servidores, como forma de aproximar pessoas e criar projetos permeados por diversas áreas do conhecimento e sobre o orgulho de fazer parte da formação dos estudantes que passaram pela instituição.

Quer saber mais sobre os detalhes dessa história?  Clique aqui e acompanhe na integra o quinto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).