Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Extensão Universitária

Extensão Universitária

Mais de 750 estudantes visitaram o Campus Ponta Grossa durante a realização da 1ª Edição do Projeto “UTFPR Portas Abertas”.
publicado: 14/04/2023 16h55 última modificação: 14/04/2023 16h55
Alunos puderam participar de atividades interativas nos laboratórios da universidade.

Interação, conhecimento e contato com a ciência, assim foi a quarta-feira (12) de abril no Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A 1ª Edição do Projeto “UTFPR Portas Abertas” recebeu a visita de aproximadamente 750 estudantes de escolas públicas e privadas, que puderam vivenciar de perto o cotidiano da universidade. “O evento proporcionou, além da visibilidade junto à comunidade externa, a divulgação do vestibular de inverno 2023, sendo uma oportunidade de interação entre nossos alunos e servidores que mais uma vez reforçam o grande potencial de nosso Campus”, comentou o Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo.

Durante o evento os visitantes participaram de atividades interativas e tiveram a oportunidade de conhecer estrutura e projetos da universidade. Ao todo 61 ambientes se cadastraram para receber os visitantes que foram recepcionados por 51 monitores, entre  alunos e servidores, que guiaram os grupos por trajetos pré-estabelecidos e outros 97  voluntários, também alunos e servidores,  auxiliaram na recepção dos grupos apresentando  seus projetos, laboratórios e atividades cotidianas realizadas na universidade.

O aluno do 3° ano do ensino médio, Luiz Felipe Ribeiro de Almeida, do Colégio São Jorge, disse que a visita foi muito importante para ele para auxiliar na escolha do curso de graduação e da área de formação que irá seguir, porque permitiu uma percepção prática das diversas possibilidades que a universidade oferece. “Agora eu vou estudar um pouco mais, sobre a áreas que despertaram interesse, para poder realmente decidir”, comentou. A professora de Física, Larissa Fernanda que acompanhou o grupo de estudantes afirmou que a visita ajuda na decisão dos alunos pois apresenta de forma prática para eles o que é uma instituição de ensino superior, mostrando desde os cursos oferecidos até a dimensão estrutural do campus. “Essa abertura é muito legal, pois dá a possibilidade dos alunos projetarem seu futuro na universidade”, afirma.

As professoras de Tibagi, Janice Albert Gomes Machado e Rita Maristela Ribeiro, acompanharam a visita dos alunos do Colégio Estadual Moreia Nascimento e Colégio Estadual Leopoldina Bitencourt Pedroso. Elas trouxeram para a visita um grupo de 40 alunos, 20 de cada instituição, formado por estudantes do 3° ano do ensino médio. Para as educadoras auxiliar os estudantes na  escolha de uma profissão já é uma constante, pois elas coordenam o projeto “Conhecendo as Profissões”, desenvolvido em parceria nas duas instituições de ensino. Elas contam, que atuam na orientação dos estudantes na busca por uma carreira, a partir do reconhecimento dos próprios interesses e habilidades dos alunos. Para as professoras esse momento de abertura da UTFPR foi muito importante para mostrar para os estudantes que cursar uma universidade é possível, que existem instituições de ensino público e de qualidade próximo e qual é o caminho que precisa ser percorrido para se ter a formação superior e conquistar uma profissão.

A 1ª Edição do Projeto “UTFPR Portas Abertas” foi organizado em parceria pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PG) e Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG). A professora Sabrina Ávila Rodrigues, responsável pela organização do evento, destaca a importância de ações como essa que buscam um maior contato com o público externo da instituição. “A extensão universitária permite a interação e troca de conhecimentos entre a Universidade e a Comunidade, impactando de maneira positiva na comunidade como um todo”, afirma