Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Fase Nacional

Fase Nacional

Campus Ponta Grossa garante duas vaga na etapa final da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática
publicado: 30/08/2023 10h38 última modificação: 30/08/2023 10h48

A UTFPR está participando da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2023), organizada nos mesmos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. Na última etapa da competição, realizada em agosto, dois acadêmicos do Curso de Ciências da Computação, Claudiney Gustavo Rodrigues dos Santos e Thomas Yoshihiro Kofuji, conquistaram vaga na fase nacional.

A competição está organizada em duas modalidades, e cada modalidade é dividida em níveis. A professora Simone Aires, uma das responsáveis pela competição no Campus Ponta Grossa relata que os alunos do primeiro ano da UTFPR participam na modalidade Programação, no nível sênior. “Em todas as modalidades e níveis, os alunos competem individualmente” explica Aires.

A Olimpíada se divide em fases, que são local, estadual e nacional. Na etapa estadual, realizada nos dias 15 e 23 de agosto, foram selecionados os 10% melhores competidores de cada estado brasileiro e os 5% melhores do país. O Campus Ponta Grossa contou com três representantes e dois deles garantiram vaga para próxima fase que acontece no dia 30 de setembro.