Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Guia do Estudante

Guia do Estudante

O material interativo foi pensado para os diversos públicos da universidade e contém informações importantes sobre o campus.
publicado: 15/08/2023 12h01 última modificação: 15/08/2023 12h01

O Guia do Estudante é um material permanente, que está em constante atualização. Disponível desde o segundo semestre de 2022, a publicação antecipa respostas para dúvidas freqüentes que os estudantes têm ao ingressar na universidade. O Guia tem como público alvo estudantes calouros e veteranos do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A Assistente Social Franciele Koehler Alves, servidora da universidade e uma das idealizadoras do Guia, conta que o material foi pensado para os diversos públicos da universidade. Ela explica que a publicação contém informações importantes sobre o campus, como recepção de calouros, dia-a-dia acadêmico, atividades extras, entre outros temas de interesse.  “Por exemplo, para saber mais sobre Assistência Estudantil basta clicar na aba com o mesmo nome. Nesse item são elencadas as possibilidades de atendimento aos estudantes, bem como links para acesso a alguns editais de apoio a permanência, como do Programa Auxílio Estudantil e Auxílio à Participação de Discentes em Eventos”, destaca a servidora.

O material é interativo e pode ser consultado em diversos dispositivos eletrônicos facilitando o acesso aos usuários. Na aba “dia-a-dia acadêmico”, por exemplo, é possível encontrar de forma rápida e prática os principais regulamentos e resoluções que tratam do cotidiano da vida acadêmica.  Nesse espaço também estão disponíveis tutoriais, elaborados em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), sobre o Portal do Aluno, Moodle, como encontrar a sala de aula e o código da disciplina, como saber o horário das monitorias e Permanência ao Aluno (P.A.).

O Guia também traz, ainda na aba “dia-a-dia acadêmico”, dados sobre setores fundamentais para vida acadêmica, como o Departamento de Biblioteca (DEBIB-PG) e o Departamento de Registro Acadêmicos (DERAC-PG), além dos links para acesso rápido ao mapa do campus, calendário acadêmico, lista de siglas e outras informações.

Formulado pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE-PG) o guia do estudante busca facilitar o acesso à informação. Para conhecer essa importante ferramenta institucional clique aqui.