Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > História

De Centro de Educação a Universidade, 27 anos de história na educação federal
publicado: 23/03/2020 13h38 última modificação: 07/11/2022 11h25

Uma história que inicia no ano de 1909 e é muito feliz, com várias etapas de crescimento e transformação. O câmpus Ponta Grossa passa a integrar esse roteiro da educação federal no dia 15 de março de 1993, quando uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET (PR) iniciou oficialmente suas atividades no município.

A Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) foi implantada onde antes funcionava o Seminário Menor Redentorista. Suas instalações, originais do ano de 1958, foram preservadas e adequadas para, a partir de então, receber estudantes e professores dos cursos técnicos em alimentos e em eletrônica. Já no ano de 1995 o curso técnico em mecânica veio para integrar as opções no câmpus.

No ano de 1998 aconteceu o primeiro pedido oficial ao MEC para a instituição se transformar em universidade. Àquele tempo a instituição já contava em todo o estado com cerca de 14 mil estudantes, 35 cursos superiores e três cursos de pós-graduação stricto sensu (dois mestrados e um doutorado).

O CEFET-PR continuou a existir até o ano de 2005, quando foi oficializada a transformação deste em Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. O câmpus Ponta Grossa já possuía mais de uma década de história enquanto instituição de ensino no município e era reconhecido por sua qualidade e competência na formação de estudantes.

Completam-se agora 27 anos de construção educacional. Apenas em Ponta Grossa são dez graduações, seis especializações, oito mestrados e dois doutorados. Em todo o estado, a UTFPR possui mais de 32 mil alunos, cerca de 2500 professores e 1200 técnicos-administrativos.

Uma história que começou, em Ponta Grossa, a partir do ano de 1993, mas ainda há muito para continuar, espaço para crescer e vidas para transformar. Sua missão continua a ser “Desenvolver a educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade.”