Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Histórias e conquistas

Histórias e conquistas

A trajetória de vida de servidores, os desafios profissionais e o crescimento da instituição é o tema deste mês da série especial de Podcast dos 30 anos do Campus Ponta Grossa.
publicado: 14/04/2023 16h47 última modificação: 14/04/2023 16h47

O segundo episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), traz a história de dois servidores que acompanharam de perto o início das atividades. As entrevistas feitas com a Responsável pelo Departamento de Serviços Gerais (DESEG-PG), Rose Maria Hass de Almeida e com o Professor de Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC-PG), Ruimar Rubens de Golveia, contam um pouco da trajetória deles  na instituição, ao mesmo tempo que traduzem algumas das transformações ocorridas na universidade, ao longo do tempo que trabalham na instituição. Esse episódio foi conduzido pelas acadêmicas Mariana Stock Quandt e Natalia Argenta Santin.

A história do professor Ruimar Rubens de Gouveia com a instituição de ensino começou antes do início das atividades do Campus Ponta Grossa, quando ele ingressou no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), na cidade de Medianeira. O professor veio para Ponta Grossa no ano de 1994, quando o campus passou a ofertar o Curso Técnico em Mecânica. Gouveia Atuou como coordenador do curso técnico e como coordenador da tecnologia. O servidor acompanhou diversas transformações do campus, como a expansão e a construção de novos blocos, conhece histórias e lendas como a do túnel da casa das freiras e viu a própria vida pessoal se transformar na instituição. O professor confidenciou que conheceu a esposa na UTFPR e que esse foi um dos grandes marcos da sua vida pessoal.

Para Rose Maria Hass de Almeida, a palavra que traduz sua trajetória na UTFRP é de superação. Ela conta que ingressou na instituição, depois de ser aprovada em concurso público, em 02 de março de 1993, para o cargo de servente de limpeza. Ao longo dos aos ela trabalhou em diversas funções na copa, telefonia, biblioteca, recursos humanos, compras e no Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELE-PG), sendo atualmente a Responsável pelo DESEG-PG.

Além das conquistas profissionais, Rose de Almeida, destaca a sua ascensão na vida acadêmica, uma conquista que também foi possível, como ela mesmo conta, por trabalhar na instituição.  “Sou graduada e especializada em Gestão Pública, tendo minha formação ocorrida dentro da própria Universidade”, enfatiza.

Quer conhecer um pouco mais dessas histórias incríveis. Clique aqui e acompanhe na integra o segundo episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).