Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Idade para estudar

Idade para estudar

Marta Paixão, 50 anos, veio direto do Pará e, agora, é “caloura” da Licenciatura em Ciências Biológicas na UTFPR PG
publicado: 04/06/2020 16h15 última modificação: 07/11/2022 11h25

Marta, vamos chamar nossa estudante sem a formalidade do “dona” ou “senhora”, ela prefere assim. Paraense de nascimento, atravessou o país (são 3280 quilômetros!) em busca de uma cidade com maior qualidade de vida e encontrou Ponta Grossa. Para completar a alegria, ainda passou na seleção e agora, aos 50 anos, cursa Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Ponta Grossa.

Técnica em radiologia, já fora do mercado de trabalho, Marta conta que terminou seu Ensino Médio em 1989 e a graduação foi sempre um sonho deixado para depois. Prezando pela sua saúde mental, fazia o Enem todos os anos, apenas para testar seus conhecimentos. No ano de 2019, quando chegou o momento em que seu filho faria o Enem pela primeira vez, tiveram a grata surpresa de fazer a prova na mesma sala, e alegria maior ainda foi quando os dois, juntos, passaram pelo SiSU para a mesma universidade.

Entusiasmada com as novas oportunidades, Marta nos contou como foram os primeiros dias de aula, da surpresa e resistência dos estudantes por terem um colega de classe com mais idade, além de expectativas para o futuro. Confira o vídeo completo acessando este link.