Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Inclusão

Oficina trabalha temática da educação inclusiva com alunos do PIBID/Biologia
publicado: 01/07/2019 09h53 última modificação: 07/11/2022 11h19
Foto Oficina

No dia 28 de junho a doutoranda do PPGECT/UTFPR e docente da rede estadual de ensino (SEED/PR) Adriane Dall'acqua de Oliveira ministrou oficina para os alunos do programa PIBID/Biologia UTFPR. O tema foi a Educação Inclusiva, com a construção de propostas de ensino de genética para alunos com necessidades especiais.

Com 22 anos de experiência em sala de aula, já tendo atuado como supervisora do PIBID e atualmente como preceptora na Residência Pedagógica, a docente sempre buscou desenvolver materiais didáticos diferenciados para promover o ensino de forma inclusiva. Para Adriane, a oportunidade de dividir seus conhecimentos com os alunos da licenciatura, especialmente no programa PIBID, é uma forma de buscar atender as demandas de educação inclusiva nas escolas, que vem crescendo a cada ano. Também são formas de se pensar atividades que contemplem a flexibilização curricular, visto que não são ofertadas capacitações regulares que contemplem estas temáticas.

Por estes motivos, defende a manutenção dos programas CAPES (PIBID e Residência Pedagógica): “estes bolsistas atuam no dia a dia junto com os professores nas escolas e podem auxiliar a realizar atividades que permitam contemplar a flexibilização curricular aos alunos da educação inclusiva, pois apesar desses alunos terem um professor acompanhante em sala de aula, torna-se difícil fazer atividades diferenciadas sem o apoio dos pibidianos e residentes, pois tem os demais alunos para atender”.

Para a coordenadora do PIBID/Biologia no câmpus Ponta Grossa, professora Lia Antiqueira, esta parceria tanto nas oficinas de capacitação dos bolsistas quanto no dia a dia em sala de aula é uma forma de fortalecer os programas e auxiliar na formação dos acadêmicos, pois estes se inserem no ambiente escolar desde o início de sua formação acadêmica, trabalhando em parceria com a escola e a universidade, buscando a constante integração da educação superior e do ensino básico.