Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Inovação e Empreendedorismo

Inovação e Empreendedorismo

Forec marcou o início da Inoweek. Evento realizado no Campus Ponta Grossa se estende até a próxima sexta.
publicado: 19/09/2023 15h23 última modificação: 19/09/2023 15h23

A abertura oficial da Semana de Inovação e Empreendedorismo (Inovaweek) aconteceu na noite de segunda-feira (18) de setembro.  A realização do Fórum de Relações Empresariais e Comunitárias (FOREC) marcou o inicio do evento, que teve como palco o Centro de Convivência, do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  A primeira fala da noite trouxe uma reflexão sobre Inovação Aberta, com o Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Silvestre Labiak Junior, que na sequência conduziu uma mesa redonda sobre o mesmo tema.

Durante sua palestra Labiak, apresentou o que define como as condicionantes necessárias para a efetivação da inovação aberta, que segundo ele depende a interação entre os diversos atores envolvidos no processo como a universidade, empresas, sociedade, governo, agências de fomento, para que seja possível criar uma proximidade entre esses vários setores. “não existe inovação aberta, se não tivermos uma comunicação aberta, sincera, honesta e concreta. E que as pessoas confiem umas nas outras (...) não tem como inovar (...) se não tem uma comunicação eficiente”, afirma.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani De Mira, que também participou da mesa redonda sobre Inovação Aberta, falou sobre a importância do evento acontecer dentro da universidade. Ela destacou que o Inovaweek integra o calendário de inovação, lembrando que a UTFPR está na hélice do conhecimento, do ecossistema denominado Vale dos Trilhos. “A universidade produz pesquisa e conhecimento, que chega ao mercado para impulsionar a geração de negócios. Essa sinergia entre os atores é necessária, para que exista o ecossistema de inovação, trabalhando não só para o crescimento, mas o desenvolvimento sustentável das empresas do município” explica.

Para a Diretora de Relações empresariais, Sabrina Ávila Rodrigues, a inovação permeia o cotidiano da universidade, sendo papel da academia difundir o tema e promover o empreendedorismo. “Receber esse evento aqui é um privilégio porque estamos abrindo as portas para empresas e para a comunidade, atores que já são parceiros da instituição em inúmeros projetos e outros que podem vir a ser. Essa é a importância da inovaweek conectar a sociedade com a universidade”, comenta.

O Inovaweek é um projeto que já estava sendo gestado na universidade, conta o Assessor de Relações Empresariais e Comunitárias, Joaquim de Mira Junior, e que segundo ele ganhou força em virtude das comemorações dos 30 anos do Campus Ponta Grossa, integrando também o calendário oficial dos 200 anos da cidade. Joaquim destaca a relevância da universidade ser o anfitrião do evento, mas lembra que o grande legado dessa ação é mostrar as parceiras que moldam o funcionamento do ecossistema de inovação.  “O evento foi conduzido pela UTFPR, mas ele foi construído em conjunto pelo ecossistema, o que é extremamente importante”, conclui.

Segundo Sabrina Rodrigues o evento deve ser tornar permanente no calendário anual da universidade, sendo uma oportunidade de conexão com a comunidade, mas também para ampliar o conhecimento sobre o tema. Para acompanhar a programação da Inovaweek que segue até a próxima sexta-feira (22) clique aqui.