Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Instituição Parceira

Instituição Parceira

Professor da UTFPR-PG participa da cerimônia dos 733 anos da Universidade de Coimbra e recebe diploma de doutoramento com summa cum laude
publicado: 10/03/2023 15h11 última modificação: 10/03/2023 15h11
Ao centro, o prof. Dr. Edmundo Monteiro (diretor do Departamento de Engenharia Informática da UC e orientador do professor Saulo Queiroz) com os ex-alunos de doutoramento em informática que participaram do evento: João Cunha (esquerda) e prof. Saulo Queiroz (direita).

A Universidade de Coimbra (UC), instituição parceira da UTFPR, celebrou o seu aniversário de 733 anos, no dia 01 de março de 2023. No evento de comemoração o Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG) foi representado pelo professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF-PG), Saulo Queiroz, que esteve presente para receber seu diploma de dourado, concluído em 2022.

O professor explica que a tradicional cerimônia de aniversário da Universidade de Coimbra tem como objetivo homenagear professores da instituição que estão se aposentando, figuras ilustres da sociedade portuguesa e ex-alunos de doutoramento.  “É realizada na sala dos capelos, espaço de eventos solenes da universidade e o local onde ocorreram notórios eventos da história de Portugal como, por exemplo, a aclamação de D. João I como Rei de Portugal em 1385 e onde viveram todos os reis de Portugal durante a primeira Dinastia Portuguesa (1143-1383)”, destaca Saulo Queiroz.

Para o professor do Campus Ponta Grossa participar da cerimônia teve um valor muito especial, pois a ele foi conferido o diploma de doutoramento com summa cum laude, que traduzido do latim significa com a maior das honras, o que representa a maior distinção acadêmica. Trata-se do reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária.