Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > IRONCup 2020

IRONCup 2020

Equipe de Robótica DotBotz participou de evento nacional com mais de 600 competidores
publicado: 10/03/2020 18h50 última modificação: 07/11/2022 11h25

Nove robôs representaram a UTFPR Ponta Grossa durante o IRONCup 2020, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2020, no Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Os robôs pertencem à equipe de Robótica DotBotz, que esteve presente com 12 participantes na competição em Santa Rita do Sapucaí - MG.

Neste ano de 2020 a IRONCup reuniu 600 competidores e 315 robôs, disputando diversas modalidades. A Iron Cup é realizada anualmente como parte da Inatel Week of Control and Automation – IWCA (Semana de Automação do Inatel), organizada pela RoboCore. A competição foi reconhecida pelo seu destaque nacional e certificada como uma das seletivas para o torneio mundial “All Japan Robot Sumo Tournament”.

A participação em competições como esta é fomentada pela universidade e, para os estudantes, torna-se uma experiência única, como comenta a estudante de Engenharia Elétrica, Adriele Gomes, também integrante da DotBotz. “A IronCup me fez olhar o projeto com mais paixão. Foi nessa competição que eu vi o nosso objetivo ser concretizado, o trabalho de um ano inteiro tomando forma. Independente de vencer, a equipe fez o mais importante: lutamos com muita garra até o fim! Isso é o que faz de nós uma equipe!”, explica entusiasmada a futura engenheira, enquanto fala dos sentimentos daqueles dias de disputa. “Vivenciamos momentos de correria, de decepção, de comemoração, de alegria, de reflexão e de união. Todos eles foram importantes para o crescimento individual de cada membro e principalmente da equipe como um todo”, finaliza Adriele.

A equipe DotBotz participou de duas modalidades diferentes, sendo elas a “combate” e a “sumô”. Na modalidade de combate, o objetivo é demonstrar o melhor desempenho, com mais ataques para causar danos ao oponente (a batalha dura 2 minutos). Já nas modalidades de Sumo, o objetivo é empurrar o robô oponente para fora do dohyo (o ringue de luta).

Veja a classificação dos robôs da equipe DotBotz na IRONCup 2020:

• 10° Lugar no combate Antweight (454g - 1lb) – Robô Sai Fora
  • 15° Lugar no combate Antweight (454g - 1lb) - Robô Rasputinho
  • 13° Lugar no combate Beetleweight - 3lb (1,36kg) - Robô Preisteixon
  • 14° Lugar no combate Beetleweight - 3lb (1,36kg) - Robô Opressor
  • 16° Lugar no combate Beetleweight - 3lb (1,36kg) - Robô Tongo Véio
  • 16° Lugar no combate Beetleweight - 3lb (1,36kg) - Robô Opressor OldSchool
  • 18° Lugar no Mini-sumo- 500g (Autônomo) - Robô Sequela
  • 8° Lugar no Sumô - 3kg (Autônomo) - Robô Golden Boy
  • 8° Lugar no Sumô - 3kg (R/C) - Robô Zé Torquinho

Àqueles interessados em fazer parte da DotBotz, as inscrições para o processo seletivo estão abertas até o próximo dia 27 de março, através deste link.