Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Jornada e desafios

Jornada e desafios

Desvendando um pouco dos bastidores da instalação do Campus Ponta Grossa o terceiro episódio do Podcast em comemoração aos seus 30 anos vem recheado de curiosidades.
publicado: 12/05/2023 13h33 última modificação: 12/05/2023 14h00

O terceiro episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), relembra a trajetória de dois servidores que iniciaram essa jornada antes do começo das atividades letivas da instituição. As entrevistas feitas com o Professor João Luiz Kovaleski, que atuou como Diretor-Geral do Campus e acompanhou o nascimento do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PG), que veio a se transformar em UTFPR-PG, e Edevaldo Rodrigues Carneiro, que atua na universidade desde o ano de 1993 e responde pelo Departamento de Registro Acadêmico (DERAC-PG), trazem os bastidores e inúmeras curiosidades dessa história.  Esse episódio foi conduzido pelos acadêmicos David Leonardo Gonçalves Faria e Ana Clara Ferreira.

Kovaleski lembra que a realização da inauguração do Campus Ponta Grossa ocorreu no dia 20 de dezembro de 1992 e contou com a presença de Murilo de Avellar Hinger, à época Ministro da Educação e do Desporto. O Professor também enfatizou os indicadores da UTPFR-PG e todas as conquistas obtidas ao longo desses 30 anos de atuação. “Tem universidades no Brasil, que comparadas ao Campus Ponta Grossa, não tem dois doutorados, não tem quatro ou cinco mestrados, não tem cursos de engenharia com o potencial que nós temos. Não tem esse relacionamento com o setor industrial que nós temos. Ou seja, isso foi construído. São 30 anos, mas foram 30 anos, um ano superando o outro”, relata.

Edevaldo Carneiro falou sobre a contribuição do campus Ponta Grossa para as atividades de Gestão quanto sua atuação no Sistema UTPFR e na continuidade o professor Kovaleski relatou um pouco das dificuldades e desafios do início das atividades e contou como foi transformar um seminário em uma instituição de ensino. O Bate papo também abordou vários outros temas como as curiosidades do início das atividades no dia 15 de março de 1993, o processo de transformação em universidade e as conquistas da UTFPR-PG ao longo da sua história.

Do início da instituição com a oferta de cursos técnicos, até a chegada aos dias atuais com cursos de graduação e pós-graduação, os servidores Kovaleski e Edevaldo Carneiro nos conduzem com suas falas por um passeio na história, trazendo detalhes da trajetória que culminou na excelência das atividades desenvolvidas na UTFPR-PG. Um dos destaques dessa conversa foi a qualidade do material humano que atuou e atua na instituição, com especial atenção aos primeiros servidores que abraçaram o trabalho em prol do Campus Ponta Grossa.

Quer saber um pouco mais dessa fascinante jornada. Clique aqui e acompanhe na integra o terceiro episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).