Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Letramento Digital

Letramento Digital

Projeto do Campus Recebe Menção Honrosa no Prêmio Sesi ODS
publicado: 02/02/2022 16h58 última modificação: 07/11/2022 11h26

Nesta quarta-feira (02) o Campus recebeu a visita de representante do Serviço Social da Indústria - Sesi, para entrega de Menção Honrosa ao projeto de Letramento Digital. Coordenado pela professora Simone Nasser Matos do Departamento de Informática - DAINF-PG, o projeto foi reconhecido com destaque entre as Boas Práticas de Instituições de Ensino Superior na 5ª edição do Prêmio ODS.

Estiveram presentes no evento, o assessor de Relações Empresariais e Comunitárias, representando também a direção-geral do Campus, professor Joaquim de Mira Junior; a coordenadora do projeto, professora Simone Nasser Matos; a chefe do Departamento Acadêmico de Informática, professora Itamara Iliuk; o instrutor Alexandre A. Knopp e a professora Jacqueline L. de Jesus representando a Escola Dra. Zilda Arns, mantida pela Associação Artesanal Excepcional de Ponta Grossa - ASSARTE; o discente Leandro Inagaki Oshiro representando a Mush; e a analista técnica, articuladora de projetos Glaucia Wesselovicz representando o Sesi-PG.

Utilizando metodologias e estratégias lúdicas para ensinar os recursos digitais às crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência o Projeto de Letramento Digital está em atividade desde 2008. Para tanto, motiva e seleciona graduandos de Computação para auxiliarem o processo ensino-aprendizagem por meio de recursos digitais, como jogos educativos, livros digitais e vídeo-aulas gamificadas.

Atualmente o projeto atende alunos da Escola Dra. Zilda Arns, mantida pela Associação Artesanal Excepcional de Ponta Grossa - ASSARTE, mas durante toda sua história já contabiliza 555 alunos atendidos, com a participação de 109 graduandos e mais de 1.270 vídeos produzidos, além de 4 jogos digitais para PcD.

Reconhecimento:

Além do projeto de Letramento Digital outros dois projetos desenvolvidos no campus também foram reconhecidos com o Selo ODS:

- Categoria Instituição de Ensino (Superior) - Projeto Gênero, Ciência e Tecnologia: A Universidade em Debates: Iniciado em 2015, junto ao Coletivo Marie Curie, o projeto aborda questões que envolvem manifestações opressivas como machismo, racismo, homofobia, misoginia e violências na comunidade acadêmica e externa.

- Categoria Indústria (Micro e Pequena) - Mush: startup incubada no Hotel Tecnológico que nasceu da necessidade de otimizar o uso de recursos naturais e produzir soluções sustentáveis para substituição de materiais de origem fóssil.

Prêmio Sesi ODS

Desde 2004, o Sistema Fiep protagoniza ações em prol das agendas globais de sustentabilidade. Esse trabalho é realizado pelo Sesi no Paraná, que comprometido com a escala e a ambição da Agenda 2030, atua para mobilizar organizações e pessoas da iniciativa privada, do poder público e da sociedade civil para exercerem, cada vez mais, um papel transformador da sociedade por meio de práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fonte: portalods.com.br