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Letramento Digital
A formatura dos alunos participantes do Projeto Letramento Digital aconteceu na terça-feira (06) de dezembro. Ao todo aproximadamente 100 alunos foram alcançados pela iniciativa e mais de 30 formandos participaram da solenidade realizada no Auditório do Bloco C, na UTFPR Campus Ponta Grossa. O projeto de inclusão digital chega à sua 14º Edição e tem como objetivo o desenvolvimento dos participantes a partir de atividades computacionais para que sejam incluídos no universo da informática.
O projeto atende alunos com deficiência Intelectual com idade entre 18 e 70 anos. Os participantes estudam na Escola de Educacional Especial (EJA) Dra. Zilda Arns – Assarte, onde foram realizados os encontros semanais. Nas aulas os alunos desenvolveram jogos usando o Scratch e executaram jogos como o PegAgent e Querida Floresta, desenvolvidos por outros projetos parceiros do Laboratório de Engenharia de Software e Inteligência Computacional (LESIC)do Campus Ponta Grossa.
A Instrutora do projeto e aluna de mestrado da UTFPR, Isabel Cristina Torres, comenta que a participação dos alunos era significava e que todos mostraram muito interesse nas atividades desenvolvidas. Ela destaca a importância dessa atividade e afirmar que o trabalho em prol da formação de outro ser humano é a grande missão do projeto. “É interessante inserir esse público, cada vez mais, dentro da sociedade. A tecnologia é quase mágica para eles e acaba envolvendo muito. Eles começam, não só na área de computação, a se desenvolver mais, a interagir mais”, salienta.
No ano de 2022, o Projeto Letramento trabalhou com temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com enfoque na Educação Financeira. Os organizadores explicam que em cada aula, em função das atividades desenvolvidas, os alunos recebiam uma moeda virtual, que eles batizaram de “loveCoins”. Depois do encerramento da cerimônia de formatura os alunos foram levados à feirinha da igreja Santo Antonio para gastar os lovecoins que eles adquiriram durante as aulas.
O Projeto Letramento Digital é uma atividade de inclusão digital, coordenada pelas professoras da UTFPR Campus Ponta Grossa, Simone Nasser Matos e Helyane Bronoski Borges, executada em conjunto com alunos do Departamento Acadêmico de Informática (DAENS-PG), mesmo departamento de atuação das professoras. As responsáveis pelo projeto afirmam que os resultados alcançados foram acima das expectativas, destacando o apoio de todos os envolvidos alunos, parceiros e organizadores.