Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Livro aborda Engenharia do Ciclo de Vida de Produtos

Livro aborda Engenharia do Ciclo de Vida de Produtos

Publicação conta com docente do campus Ponta Grossa da UTFPR
publicado: 27/09/2021 09h50 última modificação: 07/11/2022 11h26

Os professores José Augusto de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Diogo Aparecido Lopes Silva e Yovana Saavedra da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fabio Neves Puglieri, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), organizaram e estão lançando, pela editora Springer, o livro Life Cycle Engineering and Management of Products: Theory and Practice (Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos: Teoria e Prática).

A obra é um livro-texto para uso em sala de aula (em cursos de graduação e pós-graduação) e discute o papel da Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida (EGCV) de produtos e serviços e suas contribuições para a sustentabilidade ambiental corporativa e para a economia circular. Aborda os principais sistemas, técnicas, ferramentas e práticas para melhorar o desempenho ambiental de produtos e serviços ao longo de seus ciclos de vida.

A ideia de elaborar o material surgiu quando os docentes perceberam que as produções bibliográficas relacionadas com a EGCV se concentravam em artigos científicos e em livros que apresentavam apenas alguns tópicos. "O objetivo deste livro é reunir as técnicas, ferramentas e métodos da Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida (EGCV) de produtos, de forma teórica e prática e com base no estado-da-arte do tema, para cursos de graduação e pós-graduação e para o ambiente empresarial, visando assim, a construção e a implementação de tecnologias avançadas e sustentáveis rumo à Economia Circular e Sustentabilidade dos Negócios", afirma o Prof. Dr. José Augusto de Oliveira.

Segundo ele, "um produto não pode mais ser projetado, produzido ou consumido sem a consideração dos impactos ambientais negativos. Assim, uma engenharia e gestão avançada deve ser focada no ciclo de vida dos produtos, primando pela avaliação, prevenção e minimização dos impactos ambientais negativos causados por cada uma das fases desse ciclo, mas de forma sistêmica e integrada".

Apresentando cada assunto por meio de teorias básicas e aprofundadas, com estudos de casos reais e hipotéticos para discussão e assimilação do conteúdo e sua contextualização no cenário empresarial, além de exercícios em cada capítulo, "o livro pode ser utilizado em diversos cursos de graduação e pós-graduação, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Engenharia, Administração, Gestão e Análise Ambiental, Agroecologia, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Química", destaca a Profa. Dra. Yovana Saavedra.

Ao todo, são 13 capítulos, distribuídos entre 329 páginas, que abordam desde a introdução à Engenharia e Gestão do Ciclo de Vida até tópicos como: Produção mais Limpa (P+L); Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); ecodesign de produtos; sistemas de gestão ambiental e medição de desempenho ambiental; gestão verde da cadeia de suprimentos; comunicação e rotulagem ambiental; entre outros. Cada capítulo foi escrito por autores reconhecidos da área em nível nacional e internacional.

O livro foi lançado em Inglês e o acesso à obra está disponível no site da editora Springer.

Notícia: Coordenação Executiva - Unesp
(original em: https://www.sjbv.unesp.br/#!/noticia/188/livro-aborda-engenharia-do-ciclo-de-vida-de-produtos)