Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Mapeamento COVID-19

Mapeamento COVID-19

Mestranda em Ciência da Computação cria mapeamento do COVID-19 no estado do Paraná
publicado: 01/04/2020 10h57 última modificação: 07/11/2022 11h25

A ideia de que cada um pode fazer a sua parte, mesmo que seja ficando em casa, tem se disseminado cada dia mais. Foi em um dia como este, ou melhor, foi na noite do dia 28 de março que a mestranda Andressa Oliveira decidiu utilizar seus conhecimentos na área de Business Intelligence (BI) e Banco de Dados para criar um mapa de casos do COVID-19 no estado do Paraná (veja neste link o mapa interativo).

Formada há poucas semanas na graduação em Ciência da Computação da UTFPR Ponta Grossa, Andressa estava ansiosa por poder contribuir com a sociedade, utilizando seus conhecimentos profissionais para fazer o bem, principalmente na atual situação de pandemia mundial.

Com uma ferramenta chamada Tableau, interligada às informações divulgadas pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná), este mapa é atualizado diariamente com os novos casos confirmados, descartados e os óbitos.

A ferramenta Tableau é a mesma utilizada pelo Instituto Johns Hopkins Medicine, que criou o mapa mundial de acompanhamento de casos do novo coronavírus. Esta foi inspiração para Andressa, que ao se sentir de mãos atadas em casa, diz que resolveu fazer a diferença e contribuir com aquilo que mais conhece.

“Utilizar um mapa como este é tornar a informação de fácil acesso e mais visual para a população, isso facilita para que todos entendam a atual situação e tenham dados de uma fonte segura”, esclarece a mestranda, preocupada com a disseminação de informações distorcidas e/ou equivocadas, que podem apenas prejudicar mais a população.

Esta é uma primeira versão do mapa, mas a estudante já promete atualizações, com mais mais estatísticas, curvas de crescimento e controle do vírus. A ideia é que se torne cada vez mais informativo e mais simples para que todos entendam.

Andressa ainda ressalta a importância de falar a respeito, de todos compartilharem informações e acesso a dados seguros, para que o mundo saia bem e o quanto antes desta pandemia.