Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > MESTRADO EM MECÂNICA

MESTRADO EM MECÂNICA

Programa passou por uma fusão em 2021 e professores da UTFPR do Campus Cornélio Procópio realizaram visita a Ponta Grossa
publicado: 15/12/2022 16h06 última modificação: 15/12/2022 16h08
Comitiva foi recepcionada no Gabinete da Direção.

Professores da UTFPR do Campus Cornélio Procópio, que integram o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), visitaram o Campus Ponta Grossa na quarta-feira (14) de dezembro. O programa passou por uma fusão em 2021, sendo ofertado de forma conjunta entre os dois campi. Segundo o coordenador do PPGEM, Professor Thiago Antonini Alves, que também visitou Cornélio Procópio em meados de 2022, as visitas entre os campi tem como objetivo garantir uma maior aproximação entre os pólos.

A comitiva que veio a Ponta Grossa contou com a presença do Diretor de Pós-Graduação, Fernando José Antônio, o coordenador Adjunto do PPGEM, Rodrigo Lopes da Silva, além de professores interessados em ingressar no programa.  Na parte da manhã, foram realizadas visitas às instalações do Campus. No período da tarde, ocorreu uma reunião de trabalho com os todos os professores que integram o programa em Ponta Grossa. O objetivo do encontro foi promover uma maior interação  com apresentação dos docentes, debate sobre as linhas de pesquisa do programa e alinhamento de pesquisas para os próximos anos.

A fusão dos Programas ofertados por Ponta Grossa e Cornélio Procópio segue orientação da CAPES. O objetivo é enxugar a parte administrativa e ter um corpo docente e discente mais robusto nos programas de pós-graduação. Para o coordenador do PPGEM o curso ainda está passando por um período de adaptação, mas já são sentidas as mudanças positivas com a oferta de aulas on-line, uma possibilidade que se aperfeiçoou no período de pandemia, bem como a ampliação das linhas de pesquisas as quais os alunos têm acesso. “Haviam linhas de pesquisas ofertadas em Ponta Grossa e que não existiam em Cornélio Procópio e vice-versa, agora com essa possibilidade os alunos podem cursar todas as grandes áreas da Engenharia Mecânica no seu campus”, destaca.

Os professores visitantes do Campus Cornélio Procópio também participaram do Seminário realizado pelo professor Luís Manuel Ribeiro de Mesquita, concluindo com esse evento as atividades da agenda de visita.

Seminário

As políticas e restrições europeias sobre segurança contra incêndios em edifícios têm sido intensificadas nos últimos anos, e requerem o desenvolvimento de materiais e produtos com um desempenho melhorado contra o risco de incêndio. Com base nesses indicativos foi realizado também na quarta-feira (14) de dezembro o Seminário com apresentação do Projeto “SEGURANÇA AO FOGO DE ESTRUTURAS: Cálculo Estrutural e Materiais de Proteção ao Fogo”, proferido pelo Professor Mesquita, representante do Instituto Politécnico de Bragança, que também visita o Campus Ponta Grossa.

No seminário o tema foi abordado sob duas perspectivas. A primeira o cálculo estrutural, com o objetivo de ter estruturas mais seguras quando expostas a um incêndio e a segunda a utilização de vários materiais para proteger as estruturas dessa exposição ao fogo. De forma prática o professor destaca que suas pesquisas têm trabalhado no desenvolvimento de novos produtos e materiais que apresentem melhor desempenho quando expostos a condições de incêndios. Quem participou da apresentação teve contato com os trabalhos de investigação mais recentes na área de segurança contra incêndios conduzidos no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.

Professor Mesquita é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (UP/Portugal) e exerce a sua atividade de investigação e de docência no Instituto Politécnico de Bragança (IPB/Portugal) na categoria de Professor Adjunto. É o coordenador do Departamento de Mecânica Aplicada e o Coordenador de Mobilidade da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão (ESTG/IPB/Portugal). A sua atividade de pesquisa tem como centro o domínio da modelação numérica e análise experimental de elementos e estruturas sob a ação do fogo.