Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > MITACS GRI 2024

MITACS GRI 2024

Programa de pesquisa e treinamento para estudantes universitários realizado por instituição canadense está com as inscrições abertas.
publicado: 23/08/2023 14h29 última modificação: 23/08/2023 14h29
Exibir carrossel de imagens Foto 1: Shelen Ponchielli Thomaz | Foto 2: Nicolas Justus, ambos alunos do Campus Ponta Grossa.

Estão abertas as inscrições para participar do MITACS GRI 2024. O processo de seleção iniciou em agosto e os interessados devem realizar sua inscrição até 21 de setembro de 2023. Atualmente três estudantes representam a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), todos acadêmicos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Shelen Ponchielli Thomaz e Nicolas Justus, do Campus de Ponta Grossa e Leonardo Henning, do Campus Dois Vizinhos, a partir desta oportunidade eles tornam-se embaixadores do Programa MITACS GRI.

O MITACS (Mobilizing Inclusive Technologies and Accessibility for Students) é uma organização canadense que oferece programas de pesquisa e treinamento para estudantes universitários, conectando-os a oportunidades em colaboração com empresas, organizações sem fins lucrativos e governos. A instituição foca em uma variedade de áreas, incluindo ciência, tecnologia, engenharia e matemática, proporcionando experiências de aprendizado prático e desenvolvimento de habilidades. O programa busca promover a acessibilidade e a inclusão por meio da educação e da pesquisa.

A estudante Shelen se formou no primeiro semestre de 2023 em Ponta Grossa. Entre 2021 e 2022, atuou em diversos programas e projetos promovidos pela universidade, como Empresas Juniores, Semanas Acadêmicas e Programa de Monitoria. Quando estava no oitavo período da faculdade, tentou bolsa para diversos programas. Aceita em todos os que se inscreveu, optou pelo programa MITACS. Em agosto de 2022, mudou-se para o Canadá, onde permanece até os dias atuais. Em seu estágio, realiza um trabalho voltado para área de pesquisa sobre o isolamento de bactérias de oxidação de manganês II, no laboratório da Dr. Jane Fowler, na Simon Fraser University (SFU), universidade pública em Burnaby.

Nicolas é estudante do Campus Ponta Grossa e atualmente está no sexto período do curso. Ele estava no quinto, quando se inscreveu para o programa do MITACS e assim que voltar do Canadá pretende candidatar-se ao Programa de Dupla Diplomação. Atualmente trabalha no desenvolvimento de um projeto de novel product discovery, que busca por novos compostos químicos de interesse em micro-organismos. O estudo realizado através do isolamento de micro-organismos da Floresta Boreal, uma das menos exploradas, também tem como foco o sequenciamento genético para identificação.

Embaixadores MITACS GRI

Ser um Embaixador do programa MITACS GRI significa representar o programa e promover oportunidades de pesquisa e treinamento colaborativo entre universidades e setores da indústria. Os embaixadores ajudam a aumentar a conscientização sobre o programa, recrutam estudantes interessados e compartilham informações sobre os benefícios e oportunidades oferecidos pelo MITACS GRI.

Os ganhos de ser um Embaixador do MITACS GRI incluem o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e networking, bem como a oportunidade de contribuir para a colaboração entre academia e indústria. Os estudantes também têm acesso a uma rede de profissionais e acadêmicos, o que pode ampliar suas perspectivas de carreira e aprofundar seu entendimento sobre pesquisa aplicada e inovação. O MITACS se destaca de muitos outros programas de pesquisa e treinamento por causa de sua abordagem colaborativa entre universidades, indústria e setor público.

Sobre o programa

Os programas do MITACS podem variar em termos de duração e períodos específicos, dependendo do tipo de programa e das oportunidades disponíveis. Geralmente os programas podem ser oferecidos com duração mínima de 12 semanas e máxima de 24 semanas. Sendo o mesmo valor de bolsa correspondente a U$ 9.000 (dólares) para ambos os períodos.

O MITACS opera em várias províncias do Canadá, abrangendo várias instituições acadêmicas, empresas e organizações parceiras. O Processo seletivo é através de entrevistas e conta com vários pré-requisitos.

Entre os pré-requisitos está a disponibilidade de ir para o Canadá durante a realização do estágio, ser fluente no idioma oral e escrito do projeto (inglês e/ou francês), possuir um passaporte do seu país de origem, que seja válido pelo menos até janeiro de 2025, ter pelo menos 18 anos de idade no momento da inscrição, entre outras exigências.

Para fazer sua inscrição e saber mais sobre o programa clique aqui

Dicas e experiências sobre o processo de internacionalização podem ser obtidas diretamente com os embaixadores do Programa MITACS GRI via e-mails:

nicolasjustus@alunos.utfpr.edu.br
shelen@alunos.utfpr.edu.br