Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Moção de aplausos

Moção de aplausos

Projeto AIR One, do câmpus Ponta Grossa, recebe homenagem da Câmara de Vereadores
publicado: 22/10/2020 15h08 última modificação: 22/10/2020 15h08

A iniciativa começou por volta do mês de abril de 2020 e, menos de seis meses depois, já teve o reconhecimento público de sua importância social. O projeto AIR One - Aparelho de Interface Respiratória, um ventilador mecânico com baixo custo-médio de produção, recebeu a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores de Ponta Grossa.

Tal homenagem foi entregue aos representantes do projeto no dia 20 de outubro de 2020, como forma de agradecimento por auxiliar no combate à COVID-19. Segundo o legislativo municipal, “A produção destes equipamentos AIR, pode auxiliar a saúde municipal e estadual, disponibilizando em valor muito abaixo de mercado, podendo salvar vidas de forma econômica e eficiente”.

Proposta no dia 11 de maio de 2020, a moção foi aprovada pelos vereadores e entregue em sessão ordinária para estudantes do COLLAB (Laboratório Colaborativo) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG), bem como para os docentes que lideraram os trabalhos, sendo eles os professores Joaquim de Mira Jr. (coordenador do projeto) e Frederic Conrad Janzen, ambos do Departamento Acadêmico de Eletrônica - DAELE.

Na justificativa da moção, a UTFPR ainda é citada por cumprir “a função quanto a pesquisa, colaborando com a sociedade, com a saúde, e propondo alternativas mais baratas, além de contribuir grandemente com o ensino de seus acadêmicos, colocando estes em situações reais para utilizarem de seus estudos para conseguir soluções eficientes.

AIR One - entenda o projeto:

Em parceria com a DAF Caminhões, pesquisadores da UTFPR PG criaram um ventilador mecânico com baixo custo-médio de produção, quando comparado aos modelos comerciais. O novo equipamento pode colaborar com possíveis pacientes com síndromes respiratórias e casos específicos de COVID-19 da região, servindo também de base para outras criações no mundo.

Moção de aplausos - o que é:

Esta é uma forma de reconhecimento público, previsto no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, que tem por finalidade homenagear pessoas, grupos e projetos que se destacaram na comunidade.