Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Mush Campeã

Mush Campeã

Startup do câmpus Ponta Grossa conquista 1º lugar da sua categoria, em reality show da RPC
publicado: 16/12/2020 09h22 última modificação: 07/11/2022 11h25

Na quinta-feira (10), a startup Mush Soluções Biotecnológicas decolou direto para o primeiro lugar do Rocket Agro, reality show realizado pela emissora de televisão RPC. Com a vitória em sua categoria, a equipe representou a “órbita Agro” na grande final do programa, que aconteceu no sábado (12).

A vitória no Rocket Agro foi decidida com votação dos startups e o “combustível web” (voto do público na internet). Somadas as duas pontuações, a Mush alcançou a maior nota, sendo consagrada a campeã da categoria. Além do título de campeã da Órbita Agro, a equipe conquistou mentorias da Nova DC e da Frísia, além de um espaço na Digital Agro 2021.

Para os integrantes da equipe, que se consideram ainda iniciantes no mercado, a alegria dessa conquista foi indescritível. Como descreveu o estudante e empreendedor Leandro Inagaki Oshiro, “não conseguimos ainda assimilar tudo o que aconteceu, mas sabemos que queremos o próximo passo. Participar do programa foi uma experiência incrível, tanto pelas pessoas que conhecemos, quanto pelas ideias e mentorias que recebemos ao longo das semanas”.

Um dos principais destaques, de acordo com o estudante da área de biotecnologia na UTFPR PG, foi a união das equipes desta categoria durante o programa. “Mesmo sendo um jogo, todos ficaram muito próximos, com muita colaboração entre as startups competidoras. Um exemplo disso é a parceria que firmamos com a Biogenesis, que vai nos auxiliar em análises de biodegradabilidade do nosso material. As empresas que estavam participando, de certa forma, se complementavam. Foi muito bom conhecer todas.”

Além do acadêmico Leandro Oshiro e do professor Eduardo Bittencourt Sydney, que participaram do reality show, faz parte da Mush também o professor aposentado Antônio Carlos de Francisco. A equipe atribui a vitória no reality show ao formato disruptivo da tecnologia que está sendo criada, e também ao apoio e confiança que foi depositada na startup por todos os parceiros.  Com muitos planos para o futuro, a Mush vem se aprimorando e promete trazer ainda mais conquistas no próximo ano.

Conheça a Mush

Empresa de biotecnologia que surgiu dentro do Laboratório de Fermentações do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e que atualmente está incubada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa - UTFPR-PG. Do laboratório para as telas, a Mush foi selecionada para participar do reality show Rocket, um programa de startups da RPC Paraná dentre mais de 400 inscritos. O Rocket é subdividido em “órbitas”, e a equipe conquistou, entre as seis finalistas da categoria, a órbita Agro.

Além do título do Rocket, a empresa conquistou em 2020 uma menção honrosa no Congresso Brasileiro de Cosmetologia e foi eleita TOP3 construtechs do estado do Paraná.

A Mush produz, por meio da biotecnologia, um novo tipo de material, que pode ser utilizado na construção civil, como embalagem, para absorção acústica, em arquitetura e design de interiores, entre outras. Utiliza como matéria-prima resíduos agroindustriais e um microrganismo. Neste processo os fungos utilizam os resíduos agroindustriais (cascas, bagaços, palhas, serragem...) como fonte de nutrientes e suporte para seu crescimento. À medida que o fungo cresce, atua como uma “cola natural”, agregando as partículas e constituindo um material rígido.

Para conhecer mais, visite o site e redes sociais da Mush:

O Rocket 2020

Neste ano aconteceu a segunda edição do reality show, direcionado para quem é movido por empreendedorismo e inovação em todo o Paraná. Em 2020 foram 36 equipes no total, segmentadas em “órbitas”: sociedade, agro, cidades inteligentes, varejo, estilo de vida e negócios. Durante o desafio, as startups selecionadas participaram de talks, dinâmicas e meetups para aprimorar ainda mais suas soluções, além de gravações presenciais e apresentações para bancas compostas por grandes nomes do empreendedorismo paranaense.