Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Mutirão Ecológico no campus

Mutirão Ecológico no campus

MutEco

Grupo Escoteiro Lagoa Dourada realiza atividades em prol do meio ambiente na UTFPR-PG
publicado: 17/11/2021 09h40 última modificação: 07/11/2022 11h26

O fim de semana do dia 07 de novembro foi de contato com a natureza e reflexão sobre a importância do meio ambiente, com o Grupo Escoteiro Lagoa Dourada (GELADO) realizando diversas atividades de plantio e cuidados ambientais.

A ação é desenvolvida por escoteiros de todo o país e leva o nome de MutEco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica e, em Ponta Grossa, foi realizada no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Foram pelo menos 100 mudas levadas ao campus e que passam a compor o ambiente da instituição. A Expo&Flor (Exposição de Flores de Holambra, realizada pelo Rotary Club de Ponta Grossa - Alagados) colaborou com 50 mudas de árvores frutíferas, que foram plantadas em um bosque na área próxima ao Centro de Convivência.

Mais 50 mudas foram disponibilizadas pelo Instituto Água e Terra, estas foram transplantadas em garrafas pet pelos lobinhos do Grupo Escoteiro Lagoa Dourada.

As atividades realizadas contaram com a colaboração de diversos ramos de escoteiros:

• Os Lobinhos (escoteiros entre 6,5 e 10 anos) personalizaram as placas de identificação das árvores frutíferas que foram plantadas na UTFPR;
  • Os Escoteiros (entre 11 e 14 anos) realizaram a limpeza da sede, juntando lixos jogados nas dependências da UTFPR (bitucas de cigarro, tampinha de garrafa, restos de plástico, lacres de latas);
  • O Ramo Sênior (escoteiros entre 15 e 17 anos) realizou a montagem das placas pintadas pelos lobinhos;
  • Os Pioneiros (escoteiros entre 18 e 21 anos), junto com os pais, fizeram os buracos para plantio das mudas;
  • No final do dia, o Grupo se reuniu para todos plantarem juntos as mudas de árvores.

Representando a universidade estiveram os professores Abel D. Azeredo, Daniel Tesser, Matheus Postigo, Sabrina Ávila, e Thiago Prado.

Ações como essa geram parceria e benefícios para todas as instituições envolvidas e a comunidade, “foi criado um novo bosque dentro da UTFPR, que poderá ser um local de convivência para nossos alunos e servidores, além de um espaço para, em algum tempo, apreciarmos todas estas frutas agora plantadas”, reforça a professora Sabrina Ávila, Diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR-PG.

Conheça o MutEco no Brasil

O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – MutEco é uma grande ação ecológica que movimenta os escoteiros nos quatro cantos do país, além de ser uma grande oportunidade para que todo os jovens reflitam sobre a importância do Meio Ambiente em suas vidas e uma oportunidade para os jovens conquistarem a Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA), contribuindo com a melhora da consciência ecológica, além de fortalecer a imagem do Movimento Escoteiro na sociedade.