Notícias
Operação Yaguaru
Ouro Verde do Oeste foi a cidade de destino dos nove rondonistas que representaram a UTFPR Ponta Grossa durante o Projeto Rondon 2020, que aconteceu entre os dias 16 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020. Esta é a quinta edição do Projeto que o câmpus participa, reforçando sua presença extensionista junto à comunidade.
A equipe, composta por sete estudantes e dois docentes, contou também com alunos do Instituto Federal do Paraná Câmpus Palmas, e do Sargento Emerson Vieira. Representando a UTFPR estiveram:
- Luciano Fernandes (professor);
- Jézili Dias (professora);
- Ademir Viccari Resmini;
- Andréia de Fátima Olegário;
- Carolina Otani Higuti;
- Christopher Hilbert Dipp de Oliveira;
- Cláudia Grebogi Bilyk;
- Lucas Marins Guimarães;
- Sofia Maniezzi Macre.
Ao ofertar trabalho voluntário na comunidade de São Sebastião, a equipe da UTFPR PG construiu uma fossa séptica para os moradores, uma composteira, uma horta comunitária, fez mutirão de limpeza, ministrou oficinas e palestras como “ciência: brincando com a química”, e também “a importância da economia e o reaproveitamento de água nas áreas agrícolas do Paraná”. Os materiais utilizados para as “obras”, em grande parte foram itens reutilizados, como garrafas pet para demarcação da área da horta e grandes potes de margarina para a composteira.
O desenvolvimento sustentável está presente nas ações realizadas pelo projeto, assim como a responsabilidade social e a busca pela qualidade de vida. Para o professor Luciano Fernandes, participante de cinco edições do Projeto Rondon, “Essas atividades visam a inserção dos acadêmicos na sociedade, fazendo com que desenvolvam na prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula. As atividades têm um cunho social, o que contribui para a formação cidadã de todos. É nítida a transformação que ocorre nos participantes após 15 dias com diferentes realidades, isso gera muita reflexão sobre o nosso papel na sociedade”.
Fora da rotina estudantil e em período de férias, o Projeto Rondon desperta a atenção de vários alunos, e para quem esteve presente, a vivência é inesquecível. “Foram dias que me proporcionaram enxergar a verdadeira realidade brasileira. Me deparei com uma realidade em que tão somente o fato de eu ser alfabetizado me torna um indivíduo privilegiado. O choque é grande. Por outro lado, era em cada abraço afetuoso, sorriso sincero e agradecimento de coração que relembravam a importância deste trabalho, fazendo praticamente impossível conter as lágrimas e tamanha emoção.”, relatou Ademir Viccari Resmini, estudante de Engenharia de Produção da UTFPR Ponta Grossa.
As atividades desenvolvidas
A UTFPR Ponta Grossa fez parte do Conjunto B da Operação Yaguaru, com atividades realizadas nas grandes áreas de tecnologia e produção, comunicação, trabalho e meio ambiente. As ações iam ao encontro de capacitar:
- agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população;
- com campanhas na área de educação ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo;
- em prol de soluções autossustentáveis - tecnologias sociais - que melhorem a qualidade de vida das comunidades;
- os servidores municipais para o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE);
- produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável;
- para o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; e
- por meio de promoção de ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços.
Acompanhe o Projeto Rondon através das redes sociais:
Site: www.projetorondon.defesa.gov.br
Facebook oficial: @projetorondonoficial
Facebook UTFPR no Rondon: @operacaorondonutfpr
Instagram: @ProjetoRondonMD
Twitter: @ProjetoRondonMD
Youtube: projetorondonmd
Para mais informações, acesse também a notícia: Projeto Rondon, no site da UTFPR PG.