Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Orion [em foco]

Orion [em foco]

Equipe trabalha com satélites, astrobiologia, foguetes e projetos de extensão
publicado: 28/07/2020 11h20 última modificação: 07/11/2022 11h25

A equipe Orion Aerospace Design é composta por 22 membros, entre estudantes de graduação e de mestrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa. Seu objetivo é desenvolver, projetar e construir satélites, foguetes e realizar pesquisas na área de astrobiologia, de modo a gerar tecnologias no ramo aeroespacial.

Para o desenvolvimento do trabalho, a equipe é subdividida em projetos. Conheça agora algumas das ações realizadas pela Orion Aerospace:

• M42 Rocket: Série de foguetes com até 3km de apogeu para competir no Festival Brasileiro de minifoguetes e na Latin America Space Challenge (LASC);

• SmashBoy CubeSat: Nanossatélites, para a competição Cube Design. Fornecem uma plataforma de pesquisas aeroespaciais que envolve tecnologias e sistemas complexos;

• Cápsula UP!: Cápsula para balões atmosféricos que levarão experimentos astrobiológicos para estratosfera e também para participar da Global Space Balloon Challenge;

• Projeto StarDust: Experimentos astrobiológicos que avaliem os efeitos dos diversos tipos de radiação cósmica em moléculas de DNA humano e de micro-organismos extremófilos.

• Programa 3 Marias: É constituído de três projetos, com foco na comunicação científica e extensão - ZetaSat (nanossatélites), DeltaRocket (foguetes), e StarLab (astrobiologia).

Saiba mais sobre a Orion no vídeo de apresentação da equipe: https://youtu.be/EwbO8z6PV2A