Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > PALESTRA

PALESTRA

PPGECT promove palestra sobre educação CTS e séries de TV de ficção científica
publicado: 28/03/2019 16h50 última modificação: 07/11/2022 11h19
Foto Evento

Nesta quinta-feira (28), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) promoveu uma palestra sobre “Educação CTS e séries de TV de ficção científica: possibilidades de articulação e usos” com a professora Dra. Tatiana Galieta. O evento aconteceu no Miniauditório do bloco C, às 14h30.

Segundo a palestrante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), há possibilidades de uso da ficção científica como uma linguagem e uma narrativa que se baseia em conteúdos científicos e tecnológicos. “Existe até alguns teóricos que vão dizer que muitos dos conhecimentos que a gente tem hoje foram pensados anos atrás por alguns autores de ficção científica”, comenta.

Para a professora, esse conceito pode ser apropriado para ser um recurso usado no ensino das ciências como biologia, física, química. Galieta, tem experiência na área de Educação, atuando nos temas de formação de professores, alfabetização científica, Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e estudos do discurso no ensino de Ciências e Biologia.

A professora do PPGECT e organizadora do evento, Eloiza Matos, conta que há uma parceria entre um grupo de pesquisa da UTFPR com a professora palestrante e por isso ela foi convidada a explicar seus trabalhos.

O tema interessou os alunos de mestrado e doutorado da universidade. “É um tema que tem afinidade com a minha tese, que tem bastante proximidade com a pesquisa que eu estou desenvolvendo e eu acredito que eu vou aprender, tirar ideias de como a professora trabalha com essa temática”, conta a professora Camila Juraszeck Machado que foi assistir à palestra. “Também é um tema que interessa muito até para aplicação com os meus alunos seja na universidade ou nas escolas”, comenta.