Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > PARCERIA

PARCERIA

Acadêmicos de Biologia desenvolvem projeto junto a comunidade
publicado: 20/05/2019 11h33 última modificação: 07/11/2022 11h19

Os acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas participantes do PIBID (Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência) do núcleo Biologia/ UTFPR Ponta Grossa, sob coordenação da professora Lia Maris Antiqueira (DAENS) estão empenhados na realização de um projeto de pintura de painéis didáticos no colégio Carlos Zelesny.

Com a supervisão da professora Loraine Stolle e com apoio da direção geral do colégio (professor Robson José Galdino) os bolsistas organizaram um mutirão que aos finais de semana irá pintar as portas das salas de aula inserindo artes relacionadas aos grandes grupos, com informações relacionadas à Biologia Evolutiva, Taxonomia e Diversidade de espécies. Os alunos do ensino médio estão participando ativamente das tarefas e relatam suas expectativas e primeiras impressões:

Para Silvestre Jansen (17 anos , aluno do 2° ano) a participação no projeto é uma coisa nova, que lhe permitiu ter um ponto de vista diferente e interessante, pois a escola está sendo vista por todos a partir de iniciativas dos próprios alunos, ou seja “um simples grupo de adolescentes pode fazer sim a diferença com a união trazendo um benefício para todos do colégio.”

Para Felipe Antunes de Proença (16 anos, aluno do 2º ano), a parceria entre universidade e colégio é importante, pois todos estão juntos um prol de um objetivo importante. Relata ainda, que sente que sua passagem pelo colégio ficará registrada na forma de um projeto diferente, que deixará marcas. E observa que as atividades realizadas fazem com que alunos e professores possam ter um contato mais direto, além da sala de aula. Finaliza afirmando que se sente feliz em ajudar a mudar o colégio, tornando um ambiente diferente com a união de todos.

A aluna Maria Eduarda Fiola (15 anos, aluna do 2º ano), define a ação como uma ótima oportunidade para alunos expressarem seu lado artístico além da sala de aula e dos conteúdos das matérias, pois muitas vezes estes dons não têm oportunidade para serem revelados.

Para os bolsistas do PIBID que realizam suas atividades há quatro meses no colégio, a experiência também se mostra importante. Liliane Machado, do quarto período da Licenciatura, define como uma oportunidade de vivenciar o dia a dia no ambiente escolar e aprender com a experiência de docentes da área em que vai atuar e de outras áreas, ou seja: a interdisciplinaridade está presente no processo. “Isso me faz acreditar na educação, pois é possível fazer a diferença quando há engajamento e união entre a direção, os profissionais e os alunos, mas principalmente, recursos que sejam disponibilizados para atender necessidades da comunidade e interesses da sociedade”.

Os professores envolvidos na atividade concordam, pois segundo Gislene (Língua Portuguesa), há no colégio alunos dando aula de cidadania e fazendo a escola cumprir seu princípio transformador, na forma de uma ação encantadora e alegre, demonstrando muito esforço. Para a docente, o PIBID é um agente transformador, trazendo para a escola mais oportunidades e possibilidades de aprender e colocar o conhecimento em prática.  E a UTFPR mostra toda a sua força de instituição pública e de qualidade:  “Todas as vezes que o PIBID passa por uma escola fica a eterna marca do conhecimento além da sala de aula. “

A atividade também conta com a participação do professor de Matemática José Schimiguel que orientou os alunos e ensinou alguns dos processos de preparo das portas, acompanhando atentamente todas as etapas que o grupo desenvolveu neste primeiro final de semana de mutirão.

Os gastos de material (tinta, pincéis e lixa) foram proporcionados pelo edital 07/2018 (CAPES) e todo restante de utensílios, assim como a alimentação durante a jornada de atividades é providenciada pelos próprios voluntários.

Para mais informações sobre o projeto PIBID/Biologia no Câmpus Ponta Grossa, contactar: liaantiqueira@utfpr.edu.br